As pessoas mal guardaram os casacos e já têm data marcada para tirá-los novamente do armário. A primeira forte frente fria de setembro está a caminho, com previsão de chegada para o dia 19, segundo informações da Climatempo. O fenômeno deve impactar não apenas São Paulo, mas também grande parte da Região Centro-Sul do Brasil, trazendo um alívio para o calor intenso que vem marcando o início do mês.
Antes da chegada do frio, contudo, as temperaturas devem subir ainda mais. De acordo com a empresa de meteorologia Metsul, a onda de calor prevista para os primeiros dias de setembro pode ser ainda mais severa que as anteriores, registradas em março/abril e maio deste ano. Segundo a Metsul, “uma massa de ar quente já cobre o Brasil e vai se fortalecer muito nesta primeira semana de setembro, ganhando ainda mais intensidade e se expandindo para o Sul na segunda semana de setembro com temperaturas atipicamente elevadas e calor intenso até em áreas mais ao Sul do País em que as temperaturas muito altas não são frequentes nesta época do ano”.
A umidade relativa do ar também será uma preocupação, com previsão de valores abaixo de 12% em várias regiões, como o sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, nordeste do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Este cenário crítico já levou a Defesa Civil a emitir alertas para o risco de queimadas, especialmente no interior paulista, que enfrentou uma sequência recorde de focos de fogo em agosto. Como medida preventiva, a Fundação Florestal de São Paulo decidiu fechar 80 unidades de conservação no Estado.
O feriado de 7 de setembro deverá ser especialmente quente, com temperaturas até 5°C acima da média histórica em mais da metade do Estado de São Paulo. Em várias partes do Brasil, os termômetros podem registrar de 1°C a 5°C acima do normal. Apesar da intensidade do calor, o meteorologista Luiz Felippe Gozzo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ressalta que “essa nova onda de calor está ligada às condições normais do clima. Isso não é anormal de acontecer nesta época”.
Portanto, enquanto aguardam a chegada da frente fria no dia 19, os paulistanos devem se preparar para enfrentar uma onda de calor que promete ser uma das mais intensas do ano.