Na tarde desta sexta-feira (9), um avião da Voepass Linhas Aéreas, modelo ATR-72, caiu em uma área residencial na cidade de Vinhedo, a aproximadamente 80 km de São Paulo. A aeronave, que transportava 58 passageiros e quatro tripulantes, não deixou sobreviventes, conforme informou a prefeitura de Valinhos, cidade vizinha que participa das operações de resgate e assistência.
O avião partiu de Cascavel, no Paraná, por volta do meio-dia, com destino ao aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. De acordo com relatos de moradores, o impacto foi devastador. Um dos residentes, que testemunhou o acidente de perto, descreveu o momento de pavor: “Eu estava no telefone, quando escutei um barulho forte. Saí na rua e vi que o avião estava, literalmente, caindo na minha casa”, relatou o morador, ainda em choque com a tragédia. Ele e os vizinhos observaram com desespero a aeronave inclinando e despencando, caindo a apenas um quarteirão de distância.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a aeronave girando no ar antes de colidir, seguida por uma explosão e uma densa nuvem de fumaça preta que rapidamente tomou conta do local.
Segundo a BBC, equipes de resgate, incluindo o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil e a Polícia Federal, estão no local prestando atendimento e investigando as causas do acidente. A Polícia Federal destacou especialistas em acidentes aeronáuticos e identificação de vítimas para colaborar nas apurações.
Muito triste e ASSUSTADR a queda desse avião ATR 72-500 em Vinhedo (SP). Ele ia para o Aeroporto de Guarulhos, tinha capacidade pra 68 passageiros e era da Voepass (antiga Passaredo).
Nossos sentimentos pra essas famílias🖤 pic.twitter.com/6V7nFK8MlZ
— Cássio Oliveira (@cassioolivveira) August 9, 2024
A Voepass Linhas Aéreas divulgou uma nota lamentando profundamente o ocorrido e informou que está prestando toda a assistência necessária às famílias das vítimas. As investigações sobre as causas do acidente estão em andamento.