Às vezes você vai ter que aceitar ser o vilão da vida de alguém, para ser o herói da sua própria história.

Há um ditado que diz: “Bondade repetida gera expectativa e, com o tempo, torna-se obrigação. Por fim, bondoso vira vilão”. Às vezes demora pra gente entender que colocar limites muitas vezes nos torna “vilões” da vida de alguém, mas isso nos torna heróis de nossa própria história.

Quantas vezes não fui a vilã de minha própria existência, engolindo raiva, ressentimento, me sentindo ansiosa e esgotada simplesmente por não saber impôr limites ou dizer “não”? Me machucando internamente para que todos ficassem bem, ou no mínimo felizes comigo? Sem saber que aqueles que se beneficiavam da minha falta de limites na verdade eram os que mais precisavam deles?

Colocar limites nos aproxima de nossa versão mais autêntica, e nos afasta da versão de nós mesmos que existe somente para agradar.

Algumas pessoas irão construir uma imagem que represente você, e essa é a versão delas sobre você, não quem você é de fato. Essa é a versão que, para elas, é mais fácil de amar. E quando você expõe quem realmente você é, muitas vezes você destrói a ilusão que essa pessoa criou a seu respeito, e isso pode ser doloroso para elas. Mas entenda: esse é um problema delas, não seu. Você não precisa mudar quem você é para se encaixar no modelo que outra pessoa criou para você.

Estabelecer limites é autocuidado. Pois, quando você aprende a dizer “não”, você aprende a se preservar, a se ouvir, a andar no seu ritmo, a se portar naturalmente, a se vestir como deseja, a escutar seus desejos, a entender o que é importante para você. Você começa a se valorizar, a refletir antes de conceder permissões, a se conhecer e se priorizar. Você se torna herói da história que quer contar, mesmo que isso signifique ser vilão na vida de alguém.



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui