Por muito tempo a maternidade foi vista como algo essencial na vida de uma mulher. Felizmente, esse paradigma vem sendo muito questionado nos últimos anos e as mulheres começaram a decidir, por elas mesmas, se essa é a melhor opção.
Esse é o caso de Totia Meireles que, aos seus 63 anos, falou abertamente sobre o assunto e declarou que nunca ter filhos foi um bom caminho a ser tomado. Seu relato teve repercussão nas redes sociais e causou identificação em muitas mulheres.
A atriz é casada há 30 anos com o médico Jaime Rabacov e aproveitou uma entrevista à Revista Quem para falar sobre sua percepção da maternidade.
Ela contou que já chegou a tentar engravidar aos seus 36 anos, com um tratamento que estimula a ovulação. Porém, o tratamento não teve sucesso e Totia imaginou que fosse um sinal.
A atriz acredita que é muito difícil para as mulheres tomarem a decisão de não ter filhos, mas afirmou dar “graças a Deus” por não tê-los tido, porque não queria as responsabilidades de mãe, como por exemplo, acordar de madrugada.
Sobre a obrigação de uma mulher em ser mãe, ela afirmou: ”A mulher exerce sua maternidade de várias formas. E não necessariamente através de uma criança. Mas a sociedade ainda cobra.”
Para Totia, “filho é para quando você é nova. Filho você não desliga e pendura no armário”.
Mas, mesmo com sua decisão pessoa ela não se distanciou de crianças. A atriz é tia, mãe e avó “postiça” das crianças de sua família.
Com informações de O Segredo