Aos seus 58 anos, o ator Brad Pitt revelou, em uma entrevista à GQ, que tem dificuldade em reconhecer rostos. Essa condição pode ser chamada de prosopagnosia, também chamada de “cegueira facial”.
Por conta disso, Pitt contou que sente vergonha e evita sair de casa porque acredita que as pessoas o acham “egocêntrico, distraído e inacessível”.
Além disso, o astro também desabafou que as pessoas não acreditam que ele sofra deste problema e, gostaria de conhecer mais pessoas que vivenciam o mesmo sintoma.
Diogo Haddad, o neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, afirmou que a prosopagnosia é um sintoma neurológico.
“No caso da prosopagnosia é o não reconhecimento do rosto, mas não é uma doença em si, mas o sintoma de uma lesão cerebral causada por alguma doença como AVC, um tumor, uma lesão inflamatória ou de doenças degenerativas como Parkinson ou Alzheimer”, explica o neurologista.
“A pessoa não consegue diferenciar a face de alguém, mesmo que seja familiar.” Por essa razão, essa condição é chamada em inglês face blindness, traduzido como ‘cegueira facial’.
O médico reitera que esse sintoma é muito raro e que esse tipo de condição exige acompanhamento médico. O ator contou que sofre desse problema desde 2013, no entanto, não tem um diagnóstico formal.
O distúrbio só pode ser confirmado por um neurologista a partir de exames como ressonância ou tomografia, capazes de identificar a lesão ou qual a categoria de doença que causou a prosopagnosia.
“Precisamos sempre tomar cuidado com as histórias, acredito que o ator tenha dificuldade no reconhecimento facial, mas não o completo desconhecimento”, alerta Haddad.
Com informações de R7