Os “cafés com gatos” ficaram muito famosos em todo o mundo por juntarem duas paixões que geralmente andam juntas. Um desses estabelecimentos está na Ucrânia e há mais de seis anos compartilha com seus fregueses o amor por esses animais.

O café abriga 20 gatos que adoram receber os visitantes e ficar com eles enquanto desfrutam de uma refeição ou simplesmente relaxam por um tempo.
“Tenho uma pequena equipe de várias pessoas próximas que trabalham comigo há vários anos e se tornaram meus amigos mais próximos”, disse Serhii Oliinyk, o proprietário do lugar. “Os gatos também se acostumaram com essas pessoas, que ajudam a cuidar deles e brincam com eles quando há poucos convidados, porque nossos moradores fofos adoram a atenção das pessoas.”

Agora, depois da invasão russa na Ucrânia, o proprietário do café resolveu morar em sua loja, junto de sua família, para cuidar dos animais e receber pessoas que estão fugindo do momento tenso do país.
“Nossos gatos vivem no café desde os 4 meses de idade”, disse Oliinyk. “Eles são como uma família. Percebemos que nunca sairíamos do nosso país, que este era o único lugar onde poderíamos nos ver no futuro.”

“Atualmente temos menos visitantes regulares, mas há pessoas que vieram de outras cidades e precisam de comida quente e emoções positivas”, disse Oliinyk.

“Há três grandes salas em nosso café, duas das quais estão localizadas no porão, portanto, em caso de alerta de ataque aéreo, há um abrigo seguro para nossos hóspedes e gatos.”, esclareceu Serhii.
Com informações de Histórias com Valor