Depois de novas sanções anunciadas por Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, contra a Rússia, o chefe da agência espacial russa, Dmitry Rogozin, ameaçou deixar um astronauta norte-americano no espaço. As informações foram divulgadas pela ABC.
Biden anunciou, em fevereiro, que impediria a exportação de itens de alta tecnologia para a Rússia, o que impactaria diretamente o programa espacial de Vladimir Putin. A resposta ao anúncio foi dada por Rogozin em um vídeo publicado nas redes sociais.
Rogozin ameaçou deixar o astronauta Mark Vande Hei no espaço e desconectar o segmento russo da Estação Espacial Internacional. Esse projeto tem mais de 20 anos e conta com a participação dos Estados Unidos, Rússia, Japão, países europeus e também do Canadá.
Já fazem 355 dias que Vande Hei está a bordo e é o astronauta que ficou mais tempo na estação, que fica a 408 km da órbita da Terra. A previsão é que ele volte no fim do mês de março em uma nave russa, ao lado de dois outros astronautas russos.
O astronauta Scott Kelly, que ficou 340 dias na estação espacial, usou suas redes sociais para falar sobre o caso e julgou a ameaça como algo inimaginável. “Não vejo isso acontecendo. Mesmo assim, talvez eles façam isso. Eu não sei”, disse.
Com informações de Yahoo