A atividade sísmica aumentou ao redor do vulcão de Tenequia, localizado nas Ilhas Canárias, da Espanha. De acordo com o governo do país, pode haver uma erupção nos próximos dias.
O vulcão fica no parque nacional Cumbre Vieja, no sul da Ilha de La Palma, onde 4.222 tremores foram detectados pelo Instituto Geográfico Nacional da Espanha.
O órgão disse nesta quinta-feira (16) que não há evidência de que pode haver uma erupção imediata, mas a situação pode mudar rapidamente. Espera-se mais tremores nos próximos dias.
O Instituto Vulcânico de Canárias também está antenado no caso e revelou que mais de 11 milhões de metros cúbicos de magma entraram no Cumbre Vieja e o pico aumentou em cerca de 6 centímetros nos últimos dias.
Actualización actividad volcánica La Palma. El IGN @IGNSpain @IGN_Sismologia ha generado esta imagen de la deformación del suelo. Se ha elevado 6cm en algunas zonas del Suroeste de la isla. Este proceso ya se vivió en El Hierro. Es normal en un proceso de reactivación volcánica. pic.twitter.com/hKr0rShtpG
— Volcanes de Canarias (@VolcansCanarias) September 15, 2021
A última erupção do vulcão Tenequia foi em 1971, ou seja, décadas sem mostrar atividade. Algumas pesquisas identificam o vulcão como possível causador de um tsunami na costa brasileira.
Mas, o Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, esclareceu muitas dúvidas dos brasileiros e pediu cautela.
Em entrevista ao UOL, o professor explicou que, de fato, há a possibilidade de que uma erupção deste vulcão cause um tsunami, mas as chances de que as ondas cheguem com muita intensidade ao Nordeste brasileiro são pequenas.
“Ele [o vulcão] não estava dando sinais de erupção [há décadas], mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima”, disse o professor para o UOL.
Além de tudo isso, a Ilha de La Palma e o Nordeste brasileiro então em uma distância considerável. São 4.462 km de distância entre o vulcão e a cidade de São Luís, no Maranhão.
“Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor”, esclareceu o pesquisador.
Com informações de G1 e Radio Jornal