O que aconteceu com esse pai em Colwyn Bay, no norte do país de Gales, com certeza é um dos pesadelos de muitos papais e mamães. As histórias de crianças gastando valores exorbitantes na App Store acontecem de tempos em tempos, mas poucas são tão dolorosas quanto essa ocorrida com o médico Muhammad Mutaza.
O filho de Muhammad, chamado Ashaz e de 7 anos gastou nada menos que £1.289 (cerca de R$9 mil) em compras internas de um jogo do celular. A princípio, o jogo é gratuito, mas cheio de itens internos e pagos.
O jogo em questão se chama Dragões: A Ascenção de Berk, baseado na franquia “Como Treinar o Seu Dragão”.
O pai do pequeno revelou que não sabe como o filho conseguiu driblar as proteções da App Store, mas acredita que o garoto tenha memorizado a senha do ID Apple observando-o usar o smartphone.
Ele ainda disse que achava que os 29 e-mails das cobranças que havia recebido, eram golpes. Até que percebeu que os gastos tinham de fato acontecido.
Segundo Mutaza, Ashaz passou apenas uma hora jogando. O médico explicou que nunca imaginaria que um incidente do tipo aconteceria, já que ele não deixa o filho baixar jogos pagos.
O resultado é uma situação bem complicada. Mutaza conseguiu uma restituição de £207 da Apple, mas o restante da quantia não pôde ser devolvido. A fatura do seu cartão de crédito foi quase totalmente ocupada pelos gastos. Assim, o médico precisou vender o carro da família para cobrir as dívidas.
Mutaza revelou que não quer mais saber da Apple, e disse que acha desonesto a falta de limite da empresa. Segundo ele, a Apple potencialmente permite que um usuário desavisado gaste “1 milhão de libras em meia-hora”, e disse que não gastará mais um centavo com os produtos dela. Mutaza também está considerando entrar com uma ação contra a companhia.
A empresa Apple, por sua vez, deu resposta à publicação do caso no Daily Mail, e listou uma série de funcionalidades oferecidas pela empresa para evitar esse tipo de incidente, como o Compartilhamento Familiar do iCloud, os controles parentais e o recurso “Pedir para Comprar”.
Com informações de MacMagazine
Pela cara de inocente do pirralho nem parece que foi com ele mas pela cara preocupada do pobre pai infeliz, a gente tem certeza.
Mimadinho que merece uma coça
Criancinha, tadinho, vais querer comparar a seres da tua idade? Errada sim é a empresa… que deveria mandar email antes da compra… e tb ninguém é obrigado a conhecer o que eles colocam na letras miúdas. Ou vai ver que tu conheces ou estás livre??? 7 aninhos tu nem sabias te limpar qd defecavas… vai exigir o quê das outras criancinhas de 7 aninhos? Ah vah
Cara do Pai ( aço ) .. kkkkkkk
O preço a se pagar!!! Usou o celular como Baby Syster. Pais sendo permissivos, terceirizando a educação e criação dos filhos. Querendo ser “amigos”….. nunca deu certo esse tipo de criação!!! Não será agora