Elas trabalhavam na mesma ONG, em Atlanta, nos Estados Unidos, até que descobriram uma luta em comum: seus maridos estavam precisando de transplante de rim. O que Tia Wimbush e Susan Ellis não esperavam é que cada uma tinha o tipo sanguíneo compatível com o companheiro da colega. Uma doou o rim para o marido da outra.
Essa história linda de cooperação foi compartilhada pela ONG Children’s Healthcare of Atlanta, na qual Tia e Ellis eram colegas de trabalho. Elas já estavam no departamento de informática havia dez anos, mas foi apenas em 2019 que elas conversaram e descobriram a luta em comum.
Ao falar mais sobre o assunto no banheiro da firma, Susan disse que seu marido precisava de um doador de sangue tipo O negativo (tipo raro, que é o mesmo de Tia). Já o marido da colega tem o sangue compatível com a de Susan, do tipo A.
Tia então compartilhou um pouco sobre o que sentiu no momento: “Só o que passava na minha cabeça era: ‘E se a gente doar os rins para o marido uma da outra?’ Eu nunca tinha imaginado isso”, disse Tia à rede de TV CNN.
Elas fizeram os testes necessários e confirmaram a compatibilidade cruzada. Todos os quatro passaram pelas cirurgias de transplante em março de 2021. Rodney Wimbush, marido de Tia, e Lance Ellis, marido de Susan, tinham problemas renais crônicos, mas ambos os transplantes foram bem sucedidos.
Depois da coincidência, os casais se tornaram muito próximos: “É mais que amizade. Eles são nossa família”, disse Tia à CNN. “Nós tivemos fé ao fazer isso e agora estamos para sempre unidos, sempre torcendo uns pelos outros no processo de recuperação e nessa segunda chance de vida”, ela completou.
Veja o vídeo publicado pela ONG no Facebook:
Com informações de G1