O governo federal decidiu antecipar a vacinação contra Covid-19 pra população para hoje, 18, e não mais na quarta, como havia sido anunciado anteriormente pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello.
Após o governador de SP João Dória ter dado o pontapé inicial da vacinação ontem, dia 17, Pazuello afirmou logo cedo, em entrevista coletiva, que a vacinação nacional contra a Covid-19 começará às 17h desta segunda-feira em todos os Estados brasileiros, após a distribuição de doses da CoronaVac – que foi aprovado em caráter emergencial ontem pela Anvisa.
“Depois de ouvir os governadores, chegamos à decisão de que hoje ainda distribuiremos todas as vacinas aos estados, todas. A gente pode colocar a ideia de que hoje, ao final do expediente, os Estados começarem em seu município principal a vacinação. Nisso a gente adianta em um dia, cada dia é importante e eu acho que a gente pode começar hoje ao final do expediente”, declarou. Pazuello.
Pazuello também reforçou que a divisão das seis milhões de doses vai respeitar as “proporcionalidades” de cada unidade da federação.
Ele ainda afirmou que será papel dos governos e prefeituras não apenas fazer com que todas as pessoas tomem a vacina, mas também acompanhá-las no período pós-vacinação.
Pazuello também disse que o país é “referência” e que a vacinação no Brasil será “a maior do mundo”.
“O Brasil é referência de vacinação no mundo e continuará sendo. Só com seis milhões de doses e a velocidade em que vamos aplicar, será a maior do mundo”, concluiu.
Torçamos pra que dê tudo certo.
Com informações R7
Foto: Adriano Machado/ Reuters