O Reino Unido agora é oficialmente primeiro país do mundo a aprovar a vacina contra Covid-19 da Pfizer e BioNTech. A vacina ganhou o aval na última quarta, dia 2, pelo MHRA – órgão regulador do Reino Unido – e a população será vacinada contando na próxima semana.
Um porta-voz do Departamento de Saúde e Assistência Social disse que a MHRA aprovou a vacina após vários “meses de testes clínicos rigorosos e uma análise completa dos dados por especialistas”.
Ele completou dizendo que a vacina concluiu e “atendeu aos rígidos padrões de segurança, qualidade e eficácia”.
“Somos o primeiro país (UK) no mundo a aprovar clinicamente uma vacina. Esta é uma notícia fantástica. Com isso o sistema de saúde está se preparando. A partir do início da semana que vem iniciaremos o programa de vacinação de pessoas contra a Covid-19 aqui” disse Matt Hancock do Ministério da Saúde do Reino Unido.
“Como sabemos, por anúncios anteriores, esta vacina é eficaz. O MHRA aprovou como clinicamente seguro. E nós temos uma vacina, então é uma notícia muito boa”, concluiu Hancock.
O Reino Unido já tinha encomendado antes da aprovação 40 milhões de doses da vacina, o suficiente para vacinar 20 milhões de pessoas com duas doses, administradas em 3 semanas de intervalo.
Espera-se que cerca de 10 milhões de doses estejam disponíveis para uso no Reino Unido nas próximas semanas para grupos prioritários, incluindo profissionais de saúde e idosos.
De qualquer forma, uma lista de quem receberá a vacina primeiro será divulgada em breve pelo país.
Boas notícias chegando! Espalhem!
Com informações The Guardian
Foto: reprodução UK News