Um eclipse solar completo está previsto pra semana que vem e poderá ser visto parcialmente em todo o Brasil, além do ápice de uma linda chuva de estrelas.
O evento espacial ocorrerá no próximo dia 14 de dezembro, segunda-feira, entre 11:33h e 14:53h – horário de Brasília.
O eclipse também poderá ser visto no Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Segundo o professor do Depto de Astronomia da Universidade de SP, Roberto Costa, por causa do movimento da Terra, uma faixa de sombra se desloca do oeste para o leste, formando esse magnífico fenômeno.
Ainda segundo o professor, “quanto mais ao sul, melhor” para ver o eclipse em terras brasileiras, ou seja, para quem mora no Rio Grande do Sul a visibilidade será de 60% do disco solar coberto pela Lua. Já São Paulo 50% e o Rio de Janeiro cerca de 40% – mas ainda assim dá pra aproveitar.
Infelizmente, para regiões Norte e Nordeste o eclipse não será visível. O eclipse solar completo só poderá ser em uma pequena faixa que corta tanto o sul do Chile quanto da Argentina.
Além disso, está programada uma chuva de meteoros, os Geminídeos – que atingirá seu ápice na madrugada entre os dias 13 e 14 de dezembro em direção à constelação de Gêmeos, a partir das 22h, e estará no totalmente visível no céu às 2h.
O ideal para observar a chuva de estrelas é o recomendado de todas as outras vezes: estar num lugar com o mínimo de interferência de luz artificial possível e em regiões de pouca luz, como cidades do interior.
Com informações CNN
Foto: NASA
Não entendi! No título da matéria diz que será completo no Brasil, mas no texto que o melhor lugar para se ver, no sul do Brasil, será parcial.
Ou não sabem escrever, ou é o famoso “click bait”.