Ela está entre as 10 finalistas do Global Teacher Prize 2020, considerado o “Nobel da Educação”. Muito orgulho da nossa professora Doani Emanuela Bertan.
O concurso é promovido pela Varkey Foundation em parceria com a Unesco e todos os anos homenageia educadores de vários partes do planeta em diferentes áreas da educação.
Doani foi selecionada entre 12 profissionais da educação, distribuídos em mais de 140 países. Doani é professora de ensino bilíngue em libras e português na Escola Municipal Júlio Mesquita Filho, em Campinas, cidade do interior de SP.
O vencedor ou vencedora do Global Teatcher Prize 2020 será revelado(a) no próximo dia 3 de dezembro e, além do troféu e reconhecimento, receberá um prêmio de US$ 1 milhão de dólares.
Até agora foram divulgados 9 dos 10 finalistas, o que significa que ainda poderemos ter outro brasileiro ocupando a décima vaga que será divulgada semana semana:
São eles: Francisco Celso Freitas, professor do sistema socioeducativo no Distrito Federal e Lília Melo, que dá aulas na periferia da cidade Belém do Pará.
Doani ficou – obviamente, muito emocionada ao receber a notícia de que está na final do prêmio:
“Essa classificação faz todos olharem para a educação de surdos e dizer sim, os surdos são capazes, e nós professoras também somos capazes, a educação pública é capaz. Temos problemas, mas também temos muitas coisas boas. Estou super feliz e emocionada”, disse para ACidade ON Campinas.
Doani ficou conhecida graças ao destaque que teve com o projeto Sala8, um canal do Youtube onde compartilha aulas em libras e língua portuguesa das disciplinas de matemática, português, geografia e também ciências.
Todas as aulas são ministradas pela própria para que alunos surdos tenham as mesma oportunidades de acesso à educação básica.
“Acredito que a visibilidade do Sala8 poderá contribuir com os surdos, seus familiares e professores que atuam diretamente com este público. Sabemos do tamanho do nosso país, de suas preciosidades, mas também reconhecemos os seus problemas. O canal é uma forma da linguagem de Libras, língua legítima e natural ao surdo, chegar a cada cantinho desta terra”, disse Doani.
Com informações CidadeOn
Foto: divulgação