Agora em novembro, teremos mais um grande espetáculo de estrelas cadentes, graças aos meteoros taurídeos e os leonídeos. É nesta semana e é imperdível!
As partículas de poeira deixadas pelo cometa chamado Encke, que faz o seu trajeto ao redor do Sol, darão origem a duas chuvas de meteoros neste mês de novembro.
A mais intensa é a Taurídeos do Norte. Ela acontecerá na noite do próximo dia 11, de novembro, quarta, adentrando a madrugada do dia 12, quinta.
A dica é olhar para norte a partir da 1h da madrugada do dia 13, que é quando ela atingirá o seu ápice, próximo ao aglomerado de estrelas das Plêiades.
A previsão dos especialistas é que cerca de 10 a 15 meteoros passem por hora durante a madrugada.
Taurídeo, tem esse nome por causa da constelação do signo de Touro.
Já na próxima semana, dia 17, acontece a chuva de meteoros em Leão, conhecidos leonídeos.
Os Leonídeos são célebres pelas históricas chuvas de meteoros que fizeram história, principalmente nos 1833, 1866, 1966, 1999 e 2001, quando a Terra cruzou com uma nuvem de detritos deixada pelo cometa Tempel-Tuttle.
Tirando os anos marcados acima, o número de meteoros foi bem menor, mas ainda justifica a vigília na alta madrugada, pois pode ser um daquele anos em 2020. A dica é para olhar para o nordeste a partir das 4h da madrugada do dia 18, abaixo da estrela Regulus.
Leônidas se chama assim, porque do ponto onde surgem, formam a cabeça e a crina do signo da constelação de Leão.
Com informações Space e GreenockTelegraph
Foto: reprodução Space