Segundo um estudo recentemente divulgado, existe uma solução simples e barata para quem sofre de insônia: deitar e se cobrir com um coberto pesado.
Pesquisadores da Suécia foram quem descobriram que pacientes com insônia melhoraram o sono e qualidade, além da diminuição da sonolência início da manhã após dormirem com cobertor pesado.
A pesquisa está publicada no Journal of Clinical Sleep Medicine e envolveu 120 voluntários adultos (68% mulheres, 32% homens) que foram previamente diagnosticados com insônia clínica ou transtorno psiquiátrico concomitante: transtorno depressivo maior, transtorno bipolar, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, ou distúrbio de ansiedade generalizada. Todos os participantes giravam em torno dos 40 anos.
O resultado ainda revelou que os participantes que usaram cobertor pesado por quatro semanas seguidas tiveram uma redução significativa da insônia, melhor manutenção do sono, maior nível de atividade diurna e redução de sintomas tais como fadiga, depressão e ansiedade.
Após o estudo inicial de quatro semanas, todos os voluntários também contaram com a opção de usar a manta pesada para uma fase de acompanhamento de 12 meses.
Foram testados quatro tipos cobertores com pesos diferentes: dois cobertores (6 kg e 8 kg) e dois cobertores (6,5 kg e 7 kg) – Já os participantes do grupo de controle dormiram com um cobertor de plástico leve de 1,5 kg.
Após o teste, e eles puderam escolher livremente o cobertor de sua preferência, e a maioria obviamente optou pelo mais pesado.
Apenas um participante abandonou o estudo devido à sensação de ansiedade com o cobertor pesado.
“Fiquei surpreso com o grande efeito do cobertor pesado sobre a insônia e satisfeito com a redução dos níveis de ansiedade e depressão”, disse o Dr. Mats Alder, psiquiatra consultor do departamento de neurociência da clínica do Karolinska Institutet, em Estocolmo e líder da pesquisa.
“Uma explicação sugerida para o efeito calmante e promotor do sono é a pressão que o cobertor pesado faz em diferentes pontos do corpo, estimulando a sensação do toque e a sensação dos músculos e articulações, semelhante à acupressão – terapia derivada da acupuntura chinesa para reativar a circulação energética – e massagem”, acrescentou o Dr. Mats Alder.
“Há evidências que sugerem que a estimulação de pressão profunda aumenta a excitação parassimpática do sistema nervoso autônomo e, ao mesmo tempo, reduz a excitação simpática, que é considerada a causa do efeito calmante.”, concluiu o Dr. Alder.
Com informações American Academy of Sleep Medicine e GNN
Foto: Unsplash / Gregory Pappas
“Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, 40 graus no verão, fica difícil perder a insônia com um travesseiro à guisa de travesseiro e outro para se cobrir, a não ser no inverno, quem sabe, ou viajando pra Suécia, se os vôos já estiverem liberados. Complicado.