O seu nome é Odair José Ferreira. Cortador de cana, o homem está famoso na cidade graças à sua honestidade. Ele achou uma carteira com R$ 8 mil reais, muito mais do que ganha por mês, e mesmo assim devolveu ao dono.
Esse gesto que pra muitos é impressionante, aconteceu no final de semana passado na cidade de Itapuganga, em Goiás.
“Estava indo esperar o ônibus no banco em baixo do pé de manga, era umas 5h. Daí vi a carteira lá em cima. Estava cheia de dinheiro, cheque. Fui olhar os documentos e era do Anízio [dono do supermercado ao lado]”, falou Odair ao G1.
A honestidade do cortador de cana logicamente surpreendeu o empresário Anízio de Faria, que ia pagar contas do mercado com aquele dinheiro na segunda seguinte.
O empresário revelou que perdeu a carteira numa praça, em frente ao seu mercado e levou um baita susto quando deu falta, principalmente por tê-la perdido num lugar bastante movimentado.
Pra sua sorte, Odair encontrou tudo e devolveu.
“No outro dia de manhã, ele me chamou e me avisou que achou a carteira no banco [da praça]. Ele viu nos documentos que era minha e me devolveu”, contou Anízio.
“Eu acho que é raro uma coisa dessas. Fiquei surpreso. Ele é um cara muito bom, um exemplo”, disse empresário.
“Se tivesse perdido, estaria enrolado. Eu tinha muitos compromissos (de pagamento) para segunda-feira”, lembrou.
Como gratidão, Anízio tentou retribuir pela honestidade de Odair, mas o cortador de cana não quis nenhum tipo de recompensa em dinheiro pelo seu gesto. Foi então que Anízio o presentou com alimentos, o que bastaria pra ele fazer um baita churrasco com a família.
“Foi um gesto de gratidão, mas ele merece muito mais”, concluiu o empresário.
Depois dessa história, Odair ficou famoso na cidade. Ele disse que muita gente vai conversar com ele e pergunta se é verdade a história, se existia mesmo tanto dinheiro na carteira e ele devolveu.
Odair revela que não se importa muito, mas fica feliz pela pessoas reconhecerem sua honestidade.
“Fico muito alegre. Jamais pensaria em ficar conhecido assim e por ser honesto. Minha vó me deu essa educação, só quero o que é meu”, disse Odair.
Com informações G1
Fotos: Arquivo pessoal/ Anízio de Faria
Chama a atenção a quantidade de pessoas simples que encontram e devolvem dinheiro, na mesma proporção de pessoas ricas que roubam dos pobres. Uma questão de DNA mesmo, honestidade e caráter nao se improvisam. Meu voto é pra você, Odair, com todo carinho e respeito.