Cientistas foram capazes de criar e desenvolver uma mão biônica que consegue pegar objetos como lápis e frutas e é praticamente idêntica em estética e funcionalidade da mão humana.
A prótese, batizada de Hannes, teve a sua criação pelas mentes de pesquisadores, ortopedistas, designers industriais e pacientes da Itália.
A mão é capaz de restaurar em mais de 90% a funcionalidade de pessoas que tiveram amputações dos membros superiores. A criação foi publicada na renomada revista Science Robotics.
Ela executa uma pegada totalmente fechada em praticamente meio segundo, tendo 15 kg de força e uma bateria que dura 24 horas.
A prótese também consegue replicar as principais propriedades biológicas da mão humana: movimento sinérgico natural e adaptável; níveis biomiméticos de força e velocidade; alto antropomorfismo e agarre robustez.
O protótipo da mão também inclui punhos macios capazes se adaptarem dinamicamente à forma dos objetos necessários a segurar.
Além disso, através de um software especialmente desenvolvido e com conexão Bluetooth, também é possível personalizar os parâmetros operacionais da mão, como a precisão e a velocidade dos movimentos dela, tudo para garantir a experiência mais otimizada para cada pessoa.
Com informações BrightVibes
Foto: Divulgação