Este simpático pelicano demonstra todos os dias o valor e a fidelidade de uma amizade ao visitar diariamente o homem que salvou sua vida.
Ovi, como foi chamado pelo amigo Omar El Oud, vai todos os dias no restaurante da família, em Beirute, no Líbano.
El Oud estava pescando com seu pai, Ali, quando viu Ovi em perigo: “Ele sangrava por causa de uma lesão na perna e faltavam penas para que ele pudesse voar”, contou Omar.
Rapidamente, ele o pai levaram o pelicano feriado para a costa e Omar pediu ajuda ao Lebanese Wildlife, um grupo de reabilitação de animais localizado na região.
Felizmente, o pelicano foi cuidado. Mas teve um contratempo.
Por conta das sequelas dos ferimentos e do corte em sua asa, Ovi não poderia mais retornar à natureza.
Então, a ave foi treinada por Omar, que utilizou uma técnica de reforço positivo pra ave aprender a conviver na marina, ficando próxima de outras pessoas.
Sempre que Ovi respondia a seus estímulos, o pescador recompensava Ovi com um peixe.
“Quando se comportava bem dava peixe. Quando comportava mal a gente ignorava”. Em menos de um dia, Omar e Ovi se tornaram melhores amigos, e a relação do pelicano e de Omar passou para um relacionamento especial.
“Ele anda pelo restaurante e quando tem fome e pede peixe para a gente”, conta a família.
“Às vezes ele nos segue e tenta se comunicar conosco”, acrescentaram.
Omar criou um afeto tão grande pela ave, mas revelou que ainda preferiria que ela pudesse retornar ao seu lugar.
“Algo assim nunca deveria ter acontecido. Com sorte, ele poderá migrar novamente. Queremos que ele tenha uma vida que um pelicano deveria ter”, concluiu.
So I was having a bite with a couple of friends by the corniche when this fella wonders in. Apparently, he's been visiting for the past month, looked after by the cafe owner and fishermen. And for a few minutes, the world was beautiful again. #Beirut pic.twitter.com/EGQSnq0gXE
— Lin Noueihed (@LinNoueihed) September 9, 2020
Com informações The National e La Stampa
Foto: The National
Fácil para Ovi se “apaixonar” por Omar, afinal ele é o dono do restaurante! No entanto, amor com amor se paga, é dando que se recebe, ninguém perde quando ouve a voz do coração, estes dois amigos sabem disso, ambos estão
no lucro, palmas pra eles.