Acabou! O SBT informou que a partir deste dia 1 de agosto, a série Chaves não poderá ser mais exibida pelo canal, após o término do contrato com a rede mexicana Televisa – que está em disputa com os direitos autorais da família de Roberto Bolãnos. A ausência do programa, exbido por mais de 30 anos na emissora, deixa uma triste lacuna para muitos fãs brasileiros.
Em comunicado emitodo para todos os fãs e imprensa, o SBT diz que “lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, imediatamente”.
Originalmente exibida entre os anos 1973 e 1979 no México, Chaves é uma das várias séries de comédia criada e estrelada por Roberto Bolãnos. Além do SBT, os canais Cartoon Network, Multishow, Boomerang e TBS já exibiram a série aqui no Brasil.
A série já chegou a ter a sua exibição interrompida algumas vezes, mas por decisão do próprio SBT na tentativa de mudar a sua grade e conseguir mais audiência, mas o fiasco foi tanto e o pedido dos fãs, famosos ou não foi tão estrondoso, que a emissora de Sílvio Santos voltou atrás na exibição do programa.
Mas agora a situação é diferente, deixando uma lacuna triste para todos os fãs dos personagens que fizeram parte da infância de muitos brasileiros, principalmente na décadas de 80 e 90. Certamente, Chaves vai deixar saudades.
“Ainda é possível encontrar episódios da série em certos canais do YouTube, mas não deve tardar muito até que todos sejam retirados do ar, mesmo que assine um plano Claro Fibra.