Neste último domingo os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley foram resgatados pelo navio GoNavigator e conseguiram voltar para os solos terrestres. A missão foi um sucesso, os astronautas da NASA concluíram a jornada em um módulo da SpaceX. A parte mais delicada de todo o processo é a aterrizagem, e essa ocorreu de maneira muito bem sucedida na costa da Flórida, representando um dos maiores avanços para uma provável exploração comercial das viagens para o espaço na história recente.
Isso porque a SpaceX é uma empresa americana que fornece serviços de lançamento para governos e outras companhias utilizando seus foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy. O fundador da empresa é o bilionário Elon Musk que fundou-a em 2002 com o objetivo de reduzir custos de transporte aéreo e, por extensão, viabilizar a colonização de Marte.
Agora, Musk pode comemorar, afinal a SpaceX foi a primeira empresa privada a conseguir consistentemente retornar à Terra estágios do foguete a fim de serem reutilizados, e não descartados.
Após 64 dias na Estação Espacial, os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley marcaram um grande avanço na nova corrida espacial, que agora tem como principal concorrente a China.
“Com esta missão, os EUA recuperam a autoestima, promovem sua indústria aeronáutica e abrem as portas para uma nova era de colaboração privada em uma corrida espacial cada vez mais ambiciosa, como demonstram as recentes missões a Marte, especialmente a norte-americana e a chinesa”, explica Alberto Santiesteban, engenheiro aeroespacial de uma parceira da Agência Espacial Europeia (ESA), ao El País.
Douglas Hurley agradeceu à oportunidade e postou uma foto junto do ex-presidente Barack Obama, comemorando a conquista. Behnken também twittou e agradeceu a oportunidade, comemorando o sucesso da missão, que foi a primeira do contrato bilionário de Elon Musk com a NASA. Serão mais 6 missões privadas da SpaceX ao espaço sideral.
“Eu estou extremamente feliz de ter sido uma pequena parte do grande feito que a NASA e a SpaceX acabaram de realizar. Enviar humanos ao espaço e trazê-los de volta de maneira segura é uma marca incrível para nossos avanços técnicos. Nós conseguimos!”, afirmou Behnken em suas redes sociais.
Confira o vídeo icônico do momento da chegada dos astronautas na Terra.