O Quênia sofre com o novo coronavírus, mas principalmente com a escassez de recursos para combater a disseminação do vírus. Para ajudar na prevenção de covid, esse menino de 9 anos fez uma máquina de lavar as mãos para que ele, sua família e vizinhos possam estar sempre higienizados.
Stephen Wamukota fez uma máquina para lavar as mãos com madeira e pedal e por causa da sua invenção, recebeu o prêmio Uzalendo, que é praticamente uma condecoração presidencial.
“Estou muito feliz. Agora tenho duas máquinas e quero fazer mais”, disse o pequeno Stephen.
Ele e sua família vivem em Siboti Ward – Bungoma, no oeste do Quênia, que já registrou casos de covid-19. No total, o país africano já registrou mais de 2.000 casos do vírus e 69 óbitos.
Mesmo assim, o pai de Stephen, James, fica preocupado com o vírus chegar na região onde moral.
Sobre a invenção, o pai Stephen contou que o menino teve a ideia depois de aprender na TV sobre maneiras de prevenção do vírus:
“Eu havia comprado alguns pedaços de madeira para fazer uma moldura de janela, mas quando voltei para casa depois do trabalho, um dia, descobri que Stephen havia fabricado a máquina”, disse o pai.
“O conceito era dele e eu ajudei a concluir máquina. Estou muito orgulhoso”, revelou.
James também compartilhou ter ficado surpreso quando postou a invenção do filho em uma rede social e notou a rapidez com que mais pessoas ficaram sabendo.
O pai ainda disse que Stephen tem o sonho de ser engenheiro quando crescer e que o governador do condado prometeu lhe conceder uma bolsa de estudos.
Por caus da invenção de Stephen, os seus vizinhos e outras pessoas da cidade agora cobram que o município tome providências para disponibilizar mais máquinas pela cidade.
Com informações Daily Nation
Foto: Daily Nation