É revoltante e preocupante. Mesmo com parte do mundo em casa devido ao isolamento social, ainda é possível encontrar lixo nos nossos mares. A contaminação deles não para por um segundo e a descoberta de um grupo de mergulhadores franceses é mais um sinal de que nós somos um vírus na natureza.
Os mergulhadores encontraram luvas e máscaras no Mar Mediterrâneo. Especificamente, 62 garrafas de plástico, 5 máscaras cirúrgicas, 4 luvas de látex e até mesmo um telefone antigo. É triste que, mesmo sem estarmos circulando normalmente, continuamos a fazer mal ao meio ambiente.
A operação da equipe foi realizada no último domingo na Baía Golfe-Juan e mostra os danos profundos que causamos ao planeta. Vários tipos de plásticos e detritos foram encontrados flutuando na água, bem no habitat de peixes e outros animais.
Segundo os voluntários, uma máscara (a da foto) “parecia uma água-viva, a princípio não sabíamos exatamente o que era”, disse.
“Ficamos chocados o bastante quando começamos a ver luvas enterradas na areia”, disse Joffrey Peltier, fundador do grupo de mergulhadores à Associated Press.
As máscaras estavam emboladas com algas. Uma cena triste e alarmante.
Mas eles não apenas descobriram esse lixo descrito. Uma gravação também revelou dezenas de bitucas de cigarro, latas de cerveja e outras coisas, incluindo brinquedos de crianças.
Abaixo, deixamos o registro desse acontecimento infeliz, onde você pode ver cada um dos resíduos encontrados em detalhes:
O grupo deixou um aviso: a poluição nos oceanos pode ser aumentada pelo uso desses elementos de proteção, uma vez que são feitos de plástico e descartáveis.
Gente, o que está acontecendo com o mundo?
Com informações
Opération Mer Propre