Um grupo de colégios nos EUA teve a maravilhosa e criativa ideia de equipar todos os seus ônibus escolares com Wi-Fi gratuito em pontos estratégicos para estudantes que não possuem uma internet de qualidade em suas casas.
Todo esse esforço coletivo é simplesmente para que os alunos conseguiam acompanhar as aulas online enquanto o período de fechamento das escolas continua indeterminado devido à quarentena em que vivemos.
A ideia é não deixar ninguém, tendo internet em casa ou não, sem um acesso no mínimo confiável para manter os estudos em dia.
A iniciativa foi proposta por 11 escolas da cidade Montgomery, no Alabama. Todos os ônibus foram equipados com roteadores de internet de alta velocidade, de modo a permitir não só a qualidade do acesso dos alunos, como também dos pais para o caso de precisarem trabalhar ao mesmo que os seu filhos.
Steven Reed, prefeito da cidade, declarou que a ação tomada pelas escolas é uma forma importante de tentar pelo menos diminuir um pouco que seja da desigualdade – também digital, que marca a população.
“A pandemia de coronavírus em que estamos envolvidos agora apenas aumentou o abismo existente entre aqueles que podem acessar serviços de Internet de alta velocidade e aqueles que não podem”, afirmou.
“A ideia é que qualquer pai, qualquer criança em qualquer bairro em que passe o ônibus escolar amarelo, possa acessar o ponto de acesso Wi-Fi”, acrescentou Ann Roy Moore, secretária do gabinete do prefeito.
O mais bacana é que a cidade virou exemplo para outras espalhadas pelo país. Em Austin, por exemplo, inúmeros ônibus escolares também foram equipados com Wi-Fi. Tudo por causa da doação de mais de 3 milhões da provedora de tecnologia educacional, Austin ISD.
“Enquanto nos preparamos para a possibilidade de fechamento prolongado das escolas, sabemos que uma conexão à Internet é uma tábua de salvação e um elo de aprendizado para nossos alunos”, disse Kevin Schwartz, diretor da provedora.
Com informações UpWorthy