Como nenhuma outra no mundo, a biblioteca é um verdadeiro paraíso para quem gosta de ler. O cenário do local é exuberante e nem se compara com qualquer biblioteca mostrada em filmes ou séries. É de cair o queixo. Veja as fotos e comprove.
Em Praga, cidade capital da República Tcheca fica localizada a biblioteca Klementinum, uma obra-prima arquitetônica que impressiona quem tem a oportunidade de visitá-la.
O lugar foi projetado para representar o melhor da arte barroca. A sua abertura aconteceu em 1722, como parte da universidade jesuíta e abriga atualmente mais de 20.000 livros. A tamanha riqueza dos seus detalhes impressiona, o que a faz ser considerada ano após ano a biblioteca mais bonita do mundo.
O seu interior espetacular é formado por um salão barroco conhecido por todo o mundo, incluindo o teto pintado pelo artista Jan Hiebl. O quarto do local ainda se mantém intacto desde o século XVIII, preservando sua história.
O Klementinum tem uma coleção exclusiva de Mozart e também materiais que pertenceram ao astrônomo dinamarquês Tycho Brahe e exemplos históricos e raros da literatura tcheca. Ainda conta também com seleção de livros históricos exclusivos que foram enviados pelo Google para ser digitalizados e que estarão disponíveis na própria plataforma da marca em breve para um alcance ainda maior de pessoas.
Além do fato biblioteca e centro turístico, o lugar também é comum a vários eventos: o Klementinum foi o local em que o primeiro registro meteorológico da República Tcheca foi feito em 1775, e que permanece lá até hoje. A biblioteca também aparece no livro do famoso escritor argentino Jorge Luis Borges, que faz referência em seu romance “O milagre secreto”.
Atualmente, a biblioteca é considerado o segundo maior edifício em Praga, ficando atrás apenas do castelo da cidade. Um sonho de lugar que merece ser conhecido.
Com informações Nation