Infelizmente, a Itália inteira foi posta em quarentena por conta do Coronavírus. Mas mesmo nesse cenário desolados, os italianos encontrarem uma forma de se apoiarem e transbordarem esperança contra a doença sem se aglomerarem. A música foi usada como válvula de escape e vários italianos foram gravados cantando das sacadas e janelas de suas residências. Um momento lindo!
Em diversos vídeos postados recentemente nas redes sociais, eles aparecem tocando e cantando das sacadas e janelas, do alto das casas e também dos prédios… A energia foi tão vibrante que os vizinhos cantaram juntos para aumentar o coro. Serenatas de amor e esperança..
O fenômeno tomou grandes proporções e várias cidades do país estão adotando a prática conforme a noite cai na cidade. As vozes e os instrumentos dos moradores ecoam nas ruas, que permanecem desertas por todo o país.
Em uma das gravações, postada no Huff Post, podemos ver a como está a situação na cidade Siena, com ruas completamente desertas e seus habitantes nas janelas cantando a tradicional canção do país “Canto della Verbena”.
Emocionante!
Além de mostrarem que não perderam o espírito italiano que é sempre caloroso, também dão uma lição de coragem e resiliência de que vão passar por essas momento histórico tão complicado.
Assista os vídeos abaixo e se emocione:
A Siena, città alla quale sono molto legato, si sta in casa ma si canta insieme come se si fosse per la strada. Mi sono commosso pic.twitter.com/IDPqNEj3h3
— David Allegranti (@davidallegranti) March 12, 2020
I contradaioli dell'Oca a Siena intonano dalle loro case il Canto della Verbena. Per esorcizzare la paura, per sentirsi meno soli.
Città che nella difficoltà si riscoprono comunità. Questo virus passerà, noi ce la faremo, e saremo più uniti e più forti di prima.#iorestoacasa pic.twitter.com/jgXCL8aGfo— Nicola Danti (@DantiNicola) March 13, 2020