Chamado de CareZare (tem na PlayStore), o aplicativo permite tanto profissionais da saúde quanto os membros da família se associem ao perfil da pessoa doente e ajudem com lembretes, notas e alarmes sincronizados. “Saber que estamos todos na mesma página é útil”, diz o jovem criador de apenas 19 anos.
Nannie foi uma mulher incrível. Lutadora, perspicaz, empática e muito engraçada. Ela viveu e morreu por seus filhos e netos.
Como boa e fofa avó, ela mimava os netos com todo o amor do mundo.
No entanto, há 7 anos atrás, as coisas começaram a mudar. Nannie começou a ficar desorientada, a perguntar as mesmas coisas questão de minutos e a ter súbitas mudanças de humor.
Após consultar vários médicos para opiniões, foi constatado que a senhora de 79 anos sofria de família demência senil.
Cada vez que a doença progredia, os cuidados e cuidadores da idosa precisavam ser cada vez mais urgentes e, à medida que aumentavam as responsabilidades, a coordenação de tudo se tornava ainda mais complexa e difícil.
“O efeito que a doença teve sobre minha avó foi terrível, mas também foi muito difícil para meus pais e minha família”, disse Logan Wells, um jovem de 19 anos e neto de Nannie para o portal da Best Life.
“À medida que adicionamos mais cuidadores, as coisas ficaram mais complicadas de coordenar. Era muito difícil estar na mesma página porque tínhamos muitos grupos de bate-papo diferentes”, acrescentou.
Por isso, Logan, na época com 15 anos, decidiu criar um aplicativo que facilitasse e ajudasse a coordenação dos cuidados da avó.
Ele fez aulas de programação e, com o pai, criou um protótipo, uma primeira versão do que se tornaria uma ferramenta fundamental para o funcionamento de todas tarefas e cuidados necessários para sua amada avó: o CareZare.
O aplicativo, gratuito para dispositivos Apple e Android, permite criar um usuário com o nome do paciente ao qual toda a sua família e cuidadores podem se juntar para escrever notas, fazer observações e receber alarmes e notificações.
Você também pode agendar eventos como consultas médicas, aniversários e até definir alarmes para que a pessoa doente não se esqueça dos remédios, bem como enviar anúncios, como o “piso está escorregadio”, e conselhos do dia a dia sobre humor ou memória da pessoa que sofre da doença.
“Basicamente, o objetivo do aplicativo é fazer com que todos os profissionais de saúde tenham todas as informações e possam ser organizados da maneira mais fácil e orgânica possível”, disse o jovem criador.
“O aplicativo está sendo usado por cerca de 600 pessoas e esperamos que seu uso continue aumentando. Nossos usuários deram muitas sugestões sobre possíveis novas funções para a aplicação, por isso tentamos adaptá-la da melhor maneira possível”.
“Ser cuidador é um problema tão sério e pessoal para eles quanto para mim, por isso nos entendemos”, continuou.
Enquanto o CareZare pode ajudar a organizar uma família para cuidar de um ente querido, Logan diz que o mais importante é que as pessoas não passem por isso sozinhas.
“Procure grupos de apoio, amigos e familiares, pessoalmente ou online. Saber que você não está sozinho nisso faz uma grande diferença”, concluiu.