Você pode imaginar ser capaz de ter sua própria árvore de preocupações? Um lugar onde temos todas aquelas ideias que nos causam intranquilidade, inquietude e várias preocupações. Isso nos libertaria de uma carga pesada que arrastamos em nossas costas todos os dias, enquanto esse peso aumenta a cada momento.
É inevitável se preocupar. Nossa mente trabalha a maior parte do tempo com base em medos e dúvidas sobre o que fizemos, fizemos ou faremos. No entanto, muitas pessoas conseguem estacionar esses pensamentos tão esmagadores que às vezes achamos difícil ignorá-los. A conseqüência é uma dor terrível que nos acompanha sem descanso.
A árvore de preocupação
Nada melhor para entender como a árvore de preocupações funciona do que ler esta bela história estrelada por um carpinteiro e seu curioso chefe.
«Um comerciante rico contratou um carpinteiro para restaurar uma antiga casa colonial. Como o comerciante era uma daquelas pessoas que gostava de ter tudo sob controle e estava preocupado que o trabalho não ia bem, ele decidiu passar um dia em casa para ver como as obras estavam se desenrolando.
No final do dia de trabalho, ele percebeu que o carpinteiro havia trabalhado duro, apesar de ter sofrido vários contratempos. Para completar o dia de azar, o carro também se recusou a trabalhar, então o empresário se ofereceu para levá-lo para casa.
O carpinteiro não falou durante toda a viagem, visivelmente zangado e preocupado com todos os percalços que tivera ao longo do dia. No entanto, ao chegar em casa, ele convidou o comerciante para conhecer sua família e jantar, mas antes de abrir a porta, ele parou em frente a uma pequena árvore e acariciou seus galhos por alguns minutos.
Quando ele abriu a porta e entrou na casa, a transformação foi radical: ele parecia um homem feliz. O jantar passou entre risadas e uma conversa animada. No final da noite, o carpinteiro acompanhou o comerciante até o carro. Quando eles passaram na frente da árvore, ele perguntou.
– O que há de tão especial nessa árvore? Antes de entrar você estava muito zangado e preocupado, mas depois de tocá-lo você era outro homem.
– Essa é a árvore do problema, também conhecida como a árvore das preocupações, respondeu o carpinteiro. Estou ciente de que não posso evitar contratempos no trabalho, mas não preciso levar minhas preocupações para casa. Quando toco seus galhos, deixo minhas preocupações e os pego na manhã seguinte, quando volto ao trabalho. O interessante é que, todas as manhãs, tenho menos motivos para me preocupar do que aqueles que deixei no dia anterior.
Naquela noite, o rico comerciante aprendeu uma das mais valiosas lições de sua vida »
Um ensinamento valioso
Preocupações são como estar em uma bicicleta estacionária. Tanto quanto você pedalar, você nunca chegará a lugar nenhum. A árvore das preocupações não é mais que um ritual que pode ser praticado graças à meditação. Respirar quando estamos mais frustrados, encontrar esse relaxamento que permite que nossas emoções negativas sejam liberadas.
Algumas pessoas acham muito melhor ir correr, passear ou ouvir música. Você escolhe a forma que sua árvore de preocupações terá onde você deixará pendurado todo aquele peso inútil. É como tirar os sapatos depois de um dia de trabalho duro. Você se sente aliviado.
Como a fábula anterior nos ensina, quando deixamos as preocupações de lado e as vemos no dia seguinte, percebemos que temos muito menos motivos para quebrar nossas cabeças. Isso porque os vemos com perspectiva, com o produto da mente fria do descanso. Quando nos damos tempo para absorver tudo o que nos preocupa, estamos cientes de que não tem a importância que anteriormente tínhamos dado.
O que acontece se houver um pensamento que acho difícil deixar ir? Então é imperativo que dediquemos parte do nosso tempo. Pode ser de 15 minutos ou meia hora. Refletir sobre o que está tão perto de você e pensar sobre sua origem, as conseqüências que pode ter, se é realista ou não. Quando você terminar, você pode colocar uma solução, se você tiver uma. Se não, apenas descarte essa preocupação.
Zero preocupações; tudo chega, tudo muda, tudo acontece
Angústia, ansiedade, desconforto … Tudo o que resta no passado se você aprender a plantar sua árvore de preocupações hoje e usá-la como um gatilho para a dinâmica mental específica que a árvore representa. Com base na prática, você perderá a cabeça com todas as idéias que fazem você se sentir tão mal e que não permitem que você viva em paz. É hora de estacionar tudo o que nos impede de aproveitar o presente.
Fonte indicada: La Mente es Maravillosa
Imagem de capa: Amy Giacomelli