Para ter filhos mais inteligentes: menos tecnologia e mais música

Incentive em seus filhos o amor pela música para que eles desenvolvam todo o seu potencial mental e se tornem mais inteligentes. Existem numerosos estudos que mostram uma estreita relação entre o potencial inteligente que uma criança pode desenvolver e suas habilidades musicais.

Infelizmente, esse potencial tende a se dissipar lentamente à medida que as crianças entram no mundo das novas tecnologias; e deixam de lado a prática e execução de um instrumento musical.

Este fato é motivado pelo fato de que o uso de novas tecnologias já é parte essencial do nosso dia a dia e, sem que percebamos, causou algumas mudanças sutis em nosso cérebro.

É tanto o impacto das novas tecnologias em nossas vidas, que é praticamente impossível para nós nos afastarmos do nosso Smartphone por um momento. E quando não estamos a consultá-lo, é porque temos seguramente nas nossas mãos algum outro dispositivo, como um tablet, o computador portátil ou, simplesmente, sentamos em frente ao PC.

Qual o impacto da idade tecnológica sobre nossos filhos?

A resposta é muito simples: não permite que pensem.

Na opinião do autor do livro “Cerebroflexia” David Bueno i Torrens, o uso constante de dispositivos eletrônicos veio substituir as conexões que tornam possíveis os processos mentais de memorização.

Desde então, vieram à tona os jogos ou programas de treinamento cerebral, mais conhecidos como “Brain Training”, que supostamente “estimulam” o desenvolvimento cognitivo.

Esta crença foi apoiada pelo pesquisador sueco Torkel Kliemberg, que indicou que o uso de “Brain Training” teve um impacto positivo na melhoria da memória depois de jogar por algum tempo; bem como a capacidade intelectual da criança em geral.

A realidade é que este tipo de programas só consegue uma ligeira melhoria na capacidade de memória de curto prazo, mas não tem impacto quando se trata de melhorar o desempenho de outras áreas cognitivas.

Outra pesquisa adicional que foi realizada e elaborada por um grupo de psicólogos da Georgia Tech, a fim de verificar se houve algum tipo de melhoria no desempenho do QI nos elementos de evidência; Nem ele poderia detectar qualquer melhoria significativa em sua inteligência.

Esses resultados nos permitem concluir inequivocamente que jogos e programas de treinamento “Brain Training” não são capazes de nos tornar mais inteligentes.

O que podemos fazer para aumentar a inteligência das crianças?

Sem dúvida, muito cuidado deve ser tomado com o uso de novos dispositivos e tecnologia por nossos filhos; se quisermos melhorar sua inteligência.

Além disso, podemos motivá-los a tocar instrumentos.

A música é uma ferramenta para melhorar seu desenvolvimento intelectual?

Isto foi demonstrado por várias investigações realizadas neste campo.

O fato de iniciar uma criança pequena no aprendizado da execução de um instrumento musical leva a que, notoriamente, aumente seu QI, aumente seu nível de leitura e acelere o desenvolvimento do cérebro.

Essa hipótese foi suficientemente demonstrada, no trabalho de um grupo de pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá; que realizou um experimento com crianças com idade aproximada de 6 anos.

De um modo completamente aleatório, eles receberam sessões de aulas de piano e solfejo para vários deles, enquanto outros não receberam nenhum tipo de instrução a esse respeito.

Os resultados foram decisivos: aprender a tocar algum tipo de instrumento musical pode aumentar significativamente as habilidades cognitivas para a matemática; e aumentar o QI em termos gerais.

Mesmo pessoas mais velhas também se beneficiam de aprender a tocar algum tipo de instrumento, conseguindo maior concentração, aumentando a atividade cerebral e obtendo prazer e bem-estar derivados da música.

Esta é a razão pela qual, se você é um pai responsável, você deve começar seu filho a aprender um instrumento musical e regular o contato que você tem com os diferentes dispositivos eletrônicos.

Essa seria sua melhor contribuição para estimular sua inteligência e sua criatividade.

Compartilhe este artigo interessante com seus amigos e familiares, para que possam discuti-lo e extraí-lo do Oriente, é melhor aprender!

Texto traduzido do site La vida lúcida



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui