O chamado “trabalho mais difícil do mundo” (embora eu acredite que um trabalhador de refino em alto mar ou um pescador de lagosta possa ter algumas queixas sobre isso), criar filhos é algo que vemos todos os dias, comum como o sol trocando seu lugar com a lua.
Mas você realmente considerou tudo o que exauriu essa tarefa para as mães? É verdade que hoje as tarefas domésticas já foram divididas: a mulher vai trabalhar e o homem ajuda em casa, isso já é aceito. No entanto, para uma coisa biológica quase animal, será sempre a mãe quem leva a maior parte do trabalho com o bebê. Apenas suponha como eles devem estar cansados.
Acontece que a coisa comum, que é ver as mães cansadas e continuar, não é a melhor coisa. O que seria mais conveniente, embora pareça estranho, é que as mães dedicam um pouco de tempo a si mesmas. Eu recomendaria isso a um estudo publicado na revista Frontiers of Psychology.
No final, é sobre a saúde mental das mulheres. Estar todos os dias em todos os momentos sob o jugo de uma criança que grita, chora e suja a fralda é muito estressante, não importa quanto amor exista. É um trabalho em tempo integral e, como em outros trabalhos, é necessário tirar boas férias de vez em quando.
As medidas são bastante específicas: a mãe deve ter uma manhã para si mesma, de calma e tranquilidade. Junto com isso, um dia por mês deve ser para ela ocupar o que ela quiser. Se isso vai conhecer uma montanha ou explorar uma floresta, tudo bem. Se ela é mãe, ela tem bom senso.
A chave para alcançar isso é um bom planejamento. Pode parecer difícil, considerando que parte das habilidades das crianças, e especialmente dos bebês, é desmantelar e estragar qualquer tipo de plano. Mesmo assim, não devemos perder a esperança.
Talvez você precise recorrer a uma planilha do Excel ou a um calendário antigo. Mas de qualquer forma, as mães merecem um pouco de descanso.
Traduzido do site UPSOCL