Esse nó no meu estômago, o buraco negro da minha ansiedade

Às vezes a vida é instalada ali, no epicentro do nosso corpo, como uma bola que retira o ar, a fome e o desejo direto do estômago. Eles não são borboletas, é o buraco negro da ansiedade de todas as armadilhas e que tudo consome, como um inimigo conhecido, com momentos ingovernáveis ​que aceleram a vida, que confundem e distorcem nossas ilusões.

“Ansiedade com medo e medo com ansiedade contribuem para roubar do ser humano suas qualidades mais essenciais. Um deles é reflexão “.
-Konrad Lorenz-

asomadetodosafetos.com - Esse nó no meu estômago, o buraco negro da minha ansiedade

Borboletas e buracos negros

Marta tem dois empregos e muito pouco tempo livre. Ele só vê seu filho de 6 anos quando chega em casa, quando ele espera um pouco mais para sua mãe dizer boa noite e envolvê-lo antes de ir dormir. Todos os dias ele pergunta quando eles podem fazer algo juntos, brincam juntos, desenham juntos, caminham juntos … Marta sempre responde no domingo. “No domingo faremos o que você quiser, você verá …” Mas quando esse dia chega, Marta se sente tão exausta que não consegue sair da cama.

É nesses domingos de quietude e amargura que, enredada entre os lençóis, fadiga e desespero, ela anseia por aqueles dias em que apenas suas borboletas viviam em seu estômago. Antes de tudo eram ilusões. Agora tudo são buracos negros, lágrimas escondidas, medo de não chegar ao final do mês e do dia não ter horas suficientes … Seu estômago é como uma bola de 20 nós que a cada dia oprime cada vez mais ….

É muito possível que, por mais de uma vez, e vendo essa pequena história do lado de fora, você pense que a solução para o problema de Marta é simples: organizar melhor, sair de um emprego ou encontrar um emprego melhor que lhe permita ter mais tempo, tempo qualidade com o seu filho.

Quando sofremos de ansiedade, o circuito cerebral que compõe nossa tomada de decisão não funciona da mesma maneira. Esse mecanismo neural falha completamente.

A tomada de decisão é um processo cognitivo muito bem ajustado que requer pesar riscos, avaliar recompensas e analisar a relação entre nossas ações e suas consequências. Quando alguém sofre de alta ansiedade, toda essa habilidade heurística falha. Porque a ansiedade, não podemos esquecer, tem um componente cognitivo e somático. O primeiro é reduzido àqueles pensamentos que agem como ações: “isto é o que existe, nada pode ser mudado”, “não sou mais bom para nada, tudo se perde …”

O componente somático, por sua vez, refere-se a todos os processos físicos que acompanham o estado de ansiedade: boca seca, tremores, dores musculares, dores de cabeça e distúrbios digestivos. Pensar claramente, portanto, é algo realmente complexo nesses momentos vitais.

asomadetodosafetos.com - Esse nó no meu estômago, o buraco negro da minha ansiedade

35 maneiras de lidar com sua ansiedade

Quando falamos sobre quais estratégias adotar para enfrentar nossa ansiedade e os buracos negros que nos cercam, devemos lembrar mais uma vez que não existe uma mesma fórmula que funcione para todos nós. A abordagem é sempre multidisciplinar, abrangendo as áreas comportamental, cognitiva e física.

Além disso, e não menos importante, devemos também considerar a área relacionada à alimentação. Não podemos esquecer que, conforme revelado por um estudo realizado pelo Dr. Kim Huhman, da Universidade de Atlanta, o estresse social e a ansiedade produzem mudanças na composição da flora intestinal.

Por isso, é recomendável que realizemos uma dieta onde não negligenciemos os probióticos essenciais para fortalecer nosso intestino.

“A única coisa que temos a temer é o próprio medo”.
-Franklin D. Roosevelt-

Esse nó no estômago que muitos atestam com tanta frequência e que instantaneamente tira a nossa saúde e bem-estar, pode ser resolvido colocando-se em prática várias das recomendações que detalharemos a seguir. Você apenas tem que colocar sua vontade, ser constante e lembrar que não é conveniente deixar para amanhã, o desconforto ou preocupação que sentimos hoje.

. Pratique a respiração lenta e profunda.

. Fale em voz alta e por si mesmo sobre como você se sente: Estou com raiva porque sinto isso e aquilo acontece.

. Saia para uma caminhada todos os dias.

. Pintar mandalas.

. Deixe-se dar uma massagem.

. Ande por uma floresta.

. Pergunte a si mesmo: “O que é o pior que poderia acontecer?” Em seguida, responda “Como devo agir se isso acontecer?”

. Reserve algum tempo para trabalhar ativamente na solução de um problema e deixe sua mente chegar a uma solução com calma e sem pressão.

. Tome um banho relaxante.

. Perdoe-se por não prever um problema que aconteceu novamente.

. Limpe seu quarto, jogue fora coisas que você não usa, que não lhe servem, que são de outro estágio de sua vida.

. Desligue o celular, a televisão, deixe o silêncio te abraçar.

. Encontre alguém com quem você se sente bem.

. Faça hoje aquela coisa que você adia há algum tempo.

. Medite.

. Abrace seu animal de estimação.

. Se você cometeu um erro, crie um plano de ação para que ele não ocorra novamente no futuro.

. Pergunte a si mesmo se você está tirando conclusões precipitadas e muito negativas sobre certas coisas.

. Pergunte a si mesmo se sua abordagem ao pensamento é catastrófica.

. Faça uma lista sobre as coisas que você gosta em você.

. Se houver alguém que atrapalhe seu comportamento, analise por que isso acontece e o que você pode fazer a respeito.

. Faça yoga.

. Faça uma mudança na rotina do seu dia

. Antes de ir para a cama, leia. Que seja seu hábito diário no último momento do dia.

. Pense em como você gostaria que sua vida fosse e o que você poderia fazer para alcançá-la.

. Pergunte a um amigo o que ele faz para lidar com sua ansiedade.

. Aprenda a comer devagar, sem pressa.

. Verifique se você está caindo em erros de pensamento: você personaliza tudo? A vida é só para você em preto e branco? Tudo de bom acontece apenas para os outros?

. Dê-se um presente todos os dias: uma caminhada, um filme, uma hora de boa música …

. Lembre-se de como você enfrentou um momento difícil no passado.

. Se você está imaginando um resultado negativo para algo que você quer fazer, mude a rota: imagine um resultado positivo.

. Anote três coisas que o preocuparam no passado e que nunca aconteceram.

. Faça algum tipo de exercício que você nunca tentou antes: natação, zumba…

Não hesite em fazer uma grande parte dessas propostas simples. A mudança que você pode experimentar em sua vida pode ser incrível.

Traduzido e adaptado por A Soma de Todos os Afetos do texto publicado originalmente em La mente es maravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui