A pessoa que adoece emocionalmente normalmente carrega consigo mais do que a doença que atrapalha sua rotina, desregula seu humor e influencia em seus relacionamentos e sonhos. Os sintomas podem ser tão graves que chegam a incapacitação da pessoa nos casos mais graves.
Quem adoece também tem que lidar com a dificuldade de explicar para quem não está doente sobre tudo aquilo que passa dentro de si…sobre e o quanto tudo aquilo dói, mesmo parecendo invisível.
Para quem nunca sentiu algo assim, por mais que se esforce, pode ser difícil compreender que alguém possa ter a sensação de sufocamento ou mesmo o coração acelerado e quase desmaiar por motivos que, para quem está bem, seriam bobos e irrelevantes (eu falo um pouso disso nesse texto)
A fotógrafa Katie Joy Crawford, sabendo da complexidade dessa tradução entre o que se passa internamente e o olhar do outro, realizou um ensaio fotográfico para traduzir os sentimentos daqueles que sofrem através de imagens, como ela mesma descreve abaixo:
“Através deste trabalho, eu estou interpretando visualmente minha própria jornada emocional e física para que os outros possam ser capazes de compreender esse peso que tantos carregam em nossa sociedade. Os sintomas físicos da doença, tais como coração acelerado, tonturas e falta de ar, muitas vezes passam despercebidos ou são mal interpretado por aqueles que nunca sofreram de ansiedade. Embora os sintomas físicos constituam uma grande parte da desordem, o lado emocional é extremamente difícil de lidar. A ansiedade impede que o doente assuma novos riscos, explore novas ideias e saia de sua zona de conforto. Ela garante que ele nunca vai estar sozinho. Ela vai encontra-lo mesmo em momentos de alegria ou sozinho em sua mente. Ela é calma e firme, lembrando de seus fracassos passados e fabricando seus resultados futuros.“
Katie Joy Crawford sabe que ninguém é ansioso porque quer e por isso fez um trabalho educacional onde mostra o que as pessoas poderiam ver se olhassem para dor de quem sofre além de sua aparência inicial…
Fiquem como as imagens:
Sobre não ter um minuto de paz e estar sempre acompanhada…
Sobre se sentir como se estivesse sufocando:
Sobre estar preso dentro de sua própria cabeça:
Sobre sentir o corpo trincando de tanta ansiedade…
Sobre o sentimento de ter a mente enjaulada e não encontrar saídas…
Sobre o sentimento de impotência e paralisia…
Sobre sentir-se preso em sua vida e cada vez com menos tempo:
Sobre o peso de uma vida sem prazer e que tem seus momentos de leveza perdidos…
Sobre a tentativa de controlar-se e a perda do controle..
Sobre a oscilação desgastante entre a depressão e a ansiedade:
Você sofre com ansiedade e gostaria que as pessoas compreendessem os seus sentimentos, passe essa mensagem adiante.