A vida é como uma mesa de domingo…

Como você vai preparar a sua mesa para o almoço de domingo? Ela vai ser farta, com muitas opções de comidas e muitos lugares à mesa ou será singela porém preparada com muito esmero e com 4 lugares? Pode ainda ser mesa pra dois, com uma boa música de fundo. Ou até mesmo mesa para 1 só, desde que não haja reais problemas em se estar só. Mas a pergunta real é: Como você gostaria que estivesse a sua mesa de domingo? Ela pode estar cheia mas estar justamente faltando aquela única pessoa que você queria que estivesse. Ela pode estar vazia mas cheia de amor. Pode não estar tão farta mas ter exatamente o único prato que você queria comer. A sua mesa está de acordo com os seus desejos? Está suprindo suas expectativas?

E como você imagina seus almoços de domingo daqui há alguns anos? Terá seu filho e marido/esposa sentados à mesa, junto com seus pais, irmãos e sogros? Terá muitas crianças correndo envolta da mesa enquanto a sua avó conta aquela velha história pela milésima vez? Terá somente você e mais 2 bons e verdadeiros amigos? Ou pra você o necessário é apenas mais um lugar, para o amor da sua vida compartilhar contigo aquela sua receita de família, de lasanha, que ele adora?

Eu te pergunto porque bem como uma mesa de domingo é a vida.

Quem não lembra de um almoço especial num domingo? E guarda com carinho essa recordação… Quem não tem tradições de domingo? E tenta mantê-las a todo custo! Quem não espera um convite ou marca algo especial para um almoço dominical? Quem de nós nunca se pegou sozinho em casa, jogado na cama, amargando a vontade de estar com a mesa de domingo posta e bem acompanhado? Seja num churrasco cheio, só para um café e conversa fora ou um pedido de casamento…mesas de domingo são especiais. E o que você está fazendo HOJE, influenciará na sua mesa, lá na frente.
Portanto, idealize o seu almoço de domingo perfeito, capriche nos detalhes, no arranjo central da mesa…escolha a louça, ops, quero dizer, idealize a sua vida tranquila, capriche nos detalhes, na pessoa ideal, nos convidados que você irá receber e pense,desde já, em quem realmente vai merecer estar nessa mesa de domingo. Pense se esse teu caso indefinido, que não chove e nem molha, vai ser mesmo o lugar ao seu lado na sua mesa de domingo. Casos indefinidos não preenchem domingos. Pense se o teu atual emprego vai lhe permitir celebrar com verdadeira alegria os teus domingos, sem lhe causar o pânico do dia seguinte ser segunda feira e se a resposta for negativa, reveja- o imediatamente. Pense se a sua atual morada vai comportar as pessoas e acolher com o amor que merecem os seus convidados, caso contrário, mude-se logo. Não esqueça de preparar um rango especial pro teu cachorro nesse domingo e colocar o pratinho dele mais próximo da mesa…acredite, um dia você vai sentir saudade.

E os que não puderem comparecer ao teu almoço, não esqueça de tirar uma foto bem bonita e enviar o mais rápido possível, para que essa pessoa saiba o quanto é especial pra você, afinal, ninguém que não seja suficientemente importante é lembrado nos almoços de domingo. 🙂 E se a falta de certa pessoa te anula a alegria de estar à mesa no domingo, vá o quanto antes para perto dela, assegure-se de que você poderá contar com a presença dela em vários domingos, não há absolutamente nada na vida que valha mais que essa companhia à tua mesa. E lhe ceda a cabeceira da mesa, se esta pessoa for muito querida pra ti, da cabeceira podemos ver todos os sorrisos e olhares à nossa volta. E se por acaso for você quem estiver na cabeceira, olhe ao redor e tente guardar o máximo que puder destas lembranças no fundo do seu coração.

Algumas mesas de domingo valem grandes sacrifícios.

Algumas mesas de domingo valem pra vida inteira. Analise agora quais os sacrifícios que você está disposto a fazer para compor essa mesa. Eu já me sacrifiquei muito em prol do meu sonho de mesa farta, tipo comercial de margarina,sabe? Com meus 4 filhos sentados, fazendo guerrinha de pão, um marido amável rindo da situação, meus pais sempre com aquele sermão…lugar guardado para meus irmãos. Mas eu tive que adaptar a minha mesa à minha realidade, talvez deixá-la mais enxuta e hoje quando olho pro futuro, quero que a minha mesa daqui ha 20 anos esteja cheia! Não, eu não tive meus 4 filhos mas tenho duas que me valem por dez e preenchem meu coração, eu não tenho mais um marido mas sei que outros amores virão…eu não tenho mais o meu pai comigo mas tenho a mamãe sempre presente, estendo a toalha da minha mesa, em compensação. Hoje, a minha mesa está cheia de amigos, da família que o meu coração escolheu! Realmente, o cardápio que será servido no futuro não me preocupa muito, nem a marca da louça que estarei usando, ou se poderei ou não servir em prataria;Não sei dizer se minha mesa será à beira de uma piscina ou em um conjugadão; A única coisa que realmente me importa, é ver as pessoas FELIZES, meus amores reunidos, os cachorros correndo livremente assim como meus netos e a minha mãe continuando a reclamar que eu não estico a toalha direito. Pra que isso tudo possa vir a acontecer daqui ha 20 anos, eu tive que me mexer, mudar muita coisa na minha vida, sair da minha zona de conforto e enfrentar alguns leões, mas a minha toalha branca já está no varal.

E você?

Está com a sala arrumada como gostaria? Faça o que tiver que fazer, sem medo, para conseguir arrumar as coisas. Prepare a sua mesa de domingo.

Imagem de capa: Rawpixel.com, Shutterstock



LIVRO NOVO



Carioca, criada na Bahia, quase paulistana e atualmente moradora de Porto Seguro-BA. Mãe de duas garotinhas lindas, geminiana, ascendente em Câncer e uma eterna sonhadora. Quando me perguntam, sempre brinco com as pessoas, dizendo que eu não sou escritora, apenas passo para o papel o que a minha alma dita. Por tanto, o mérito é dela! Sou aficionada pelas palavras, desde que me entendo por gente, quer dizer, na verdade, até hoje não me entendo direito por gente, mas amo as palavras desde que as conheci e que elas começaram a fazer sentido pra mim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui