Existem pessoas que nos impulsionam, outras são o que podemos chamar de “sugadores de alma”.

Gostaria de começar esse texto fazendo uma observação ou mesmo dando um conselho: Não permita que pessoas pessimistas te derrubem, não deixe que inundem de desânimo a sua alma.

Uma pessoa pode ser tecnicamente brilhante, inteligente e com suas habilidades bem ali, transbordando para todo lado, mas acredite… Dependendo das pessoas que estão ao seu lado, tudo pode terminar num rótulo de fracasso. É muito comum vivermos cercados de pessoas que nos admira até que as superemos em algo. Daí então surgem as “más conversações” que podem se tornar um “fardo” na vida de muita gente. Eu diria que são pessoas que costumam semear em terrenos áridos e não querem que a outras semeiem em terreno fértil para que não haja concorrência na venda dos frutos. Porque obviamente, o sucesso alheio lhes traz inveja, ansiedade, etc. Claramente se vê nessas pessoas, o motivo do seu fracasso, são na verdade “sugadores de alma”. Em muitos casos, são pessoas que nunca serão felizes no casamento, que jamais terão sucesso financeiro, que nunca serão promovidas no trabalho e assim por diante, simplesmente porque se sentem impotentes, e como isso as incomoda, não querem ver o sucesso de seus pares. Ficam tristes com a felicidade dos outros, como se o sucesso alheio as incomodasse, por isso tratam o tempo todo, de desanimar outras pessoas, ao invés de motivá-las. Não aplaudem e até se afastam em alguns casos. Toda essa insatisfação na verdade, é fruto de inveja. Lembro-me muito bem que durante o meu tempo num curso profissionalizante, juntamente com mais 51 alunos, ouvi numa palestra, um instrutor desqualificar um aluno, simplesmente pelo fato de ser negro. Ele chegou a afirmar: “Você nunca vai chegar aonde eu cheguei, nunca será um… porque você é negro”. Bem, tudo que ouvimos ali foi um disparate, porque sabíamos que raça alguma tem privilégio numa ascensão profissional. Cito o que já dizia Albert Einstein: “Todos nós somos gênios, mas se você julgar um peixe pela sua capacidade de escalar uma árvore, ele passará o resto da vida acreditando ser um idiota”. A capacidade individual de cada um deve ser medida por si mesmo. Isso é pessoal e tem um papel muito importante no desenvolvimento social e profissional de cada pessoa. Durante os anos, vamos nos especializando e desenvolvendo certos conhecimentos, levando em consideração a capacidade e aptidão daquilo que basicamente está dentro de nós, e isso tem um papel importante e fundamental para o nosso desenvolvimento como ser humano. Enquanto houver um ser determinado a lutar pra vencer, haverá sempre outro que quererá vencer sem lutar. Então eis ai mais um conselho:

Não se entregue, salve a si mesmo desses sugadores de alma. Aproxime-se de pessoas que o veja como vencedor.

Imagem de capa: YuriyZhuravov, Shutterstock



LIVRO NOVO



Jorge Amaral, brasileiro, natural de Ataléia/MG. Colunista e escritor semi-profissional. Livro publicado – PALAVRA É ARTE – Coletânea com outros autores. Escrevo porque considero a minha vida como uma eterna poesia, porque me perco na escrita e me encontro na leitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui