Em muitas ocasiões a vítima de maus-tratos psicológicos tem um alto sentimento de culpa que lhe impede de sair do relacionamento e que inclusive pode derivar em uma depressão.
O maltrato psicológico é, sem dúvidas, um dos mais cruéis. Este tipo de violência faz com que a vítima duvide se na realidade ela está sendo maltratada ou não.
O pior é que, a menos que também exista agressão física, a pessoa não é consciente da gravidade do problema.
Além de ser um tipo de mau-trato invisível, suas consequências também o são.
Não são percebidas a um simples olhar, mas a pessoa maltratada sofre e as carrega em suas calças inclusive muito tempo depois de ter saído de uma situação de violência.
As consequências dos maus-tratos psicológicos
1. A constante sensação de que não vale nada
A baixa autoestima pode ser um dos detonadores deste tipo de mau-trato. Uma pessoa com alta autoestima jamais permitirá isso. Porém, nos desvalorizarmos é algo muito mais comum do que parece.
Além disso, depois de uma situação de violência isso pode inclusive aumentar, por isso a sensação de que não valemos nada se acentua, até tal ponto de que não somos capazes de levantar a cabeça.
Pedir ajudar e nos rodearmos de gente que nos ama e que é boa para nós será muito importante.
2. O encontro com a solidão
Na maioria dos casos de maus-tratos psicológicos, o mau-feitor vai isolando cada vez mais sua vítima, até o ponto em que a afasta de seus amigos e inclusive de sua família.
O que o agressor procura é fazer com que a vítima não tenha nenhum apoio para que não tente cortar a relação com ele.
Na maioria das ocasiões, chega inclusive a criar uma imagem pejorativa da vítima, para que assim ninguém suspeite e se afastem por própria decisão.
3. Ficar cara a cara com o sentimento de culpa
Uma das melhores cartas com as quais um mau-feitor psicológico pode jogar é a da culpa. A vítima em todo momento acreditará que é ela que agiu mau e por isso a outra parte responde com insultos, abusos verbais,etc.
Esta culpa surge à raiz dessa baixa autoestima da qual falávamos no início e é muito difícil de eliminar, a menos que haja um trabalho em cima disso.
4. A depressão estará a cada esquina
A depressão é um dos males do nosso tempo. Porém, também é algo com o que a maioria das pessoas que sofreram maus-tratos vão se encontrar.
A depender do quão profunda for, pode até levar a vítima a ter ideias de suicídio.
A culpa, acreditar que merece tudo o que acontece e a solidão, farão com que acredite que a única saída é acabar com a própria vida.
5. A dificuldade para expressar o que sente
Uma das grandes consequências das pessoas que sofreram maus-tratos psicológicos é que têm sérios problemas para poder expressar suas emoções. É o que se denomina de “mutismo emocional”.
Estiveram tanto tempo suportando tudo o que experimentavam emocionalmente porque se sentiam culpados e acreditavam que mereciam.
Desta forma tentaram anular suas emoções para poder sobreviver. Porém, isso as leva ao ponto anterior, a depressão.
6. Não conseguir dormir
Este é um dos problemas que qualquer vítima de maus-tratos terá: a insônia. Tudo isso por culpa da ansiedade e do estresse que a situação vivida lhes causou.
Em muitas ocasiões, os sonhos se transformarão em pesadelos, e evitarão a possibilidade de desfrutar de um sono tranquilo, plácido e reparador.
É normal que as pessoas que passaram por algum tipo de maus-tratos recorram a determinados comprimidos para dormir que lhes permita descansar de alguma maneira.
7. Problemas para se relacionar com os demais
Como não poderia ser de outra maneira, as pessoas que sofreram maus-tratos psicológicos terão uma grande tendência a desconfiar dos outros, com medo de que a situação volte a se repetir.
Por esse motivo, e também devido ao seu mutismo emocional, acabam não sendo capazes de ter relacionamentos saudáveis ou de estabelecer vínculos emocionais com outras pessoas.
Os maus-tratos psicológicos são silenciosos, não se veem, se escondem atrás de um olhar ou de uma palavra aparentemente inocente.
Porém, as profundas feridas que deixam em alguém podem destroçar a vida dessa pessoa para sempre. Porque as pancadas invisíveis são sempre as que mais doem e as mais difíceis de curar.
Fonte indicada: Melhor com Saúde
Imagem de capa: milicad, Shutterstock