Nunca diga que ama se não lhe interessa

Outro dia me deparei com um poeminha de Maria Silva que dizia mais ou menos isso: “Nunca toque numa vida se não pretende romper um coração…”, e as palavras preencheram meu pensamento, me levaram para outras épocas, outros tempos em que eu mesma não tomava cuidado com as vidas que tocava.

Muito além das palavras de Saint-Exupéry, que dizia que somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos, acredito que é preciso ter cuidado com as vidas que tocamos.

Porque o amor é um terreno frágil, e não pode ser pisado com displicência. Ao contrário, por respeito, requer constante licença.

Há que se ter cuidado com o coração do outro. Não chegar para somar se o que a gente quer é sumir. Não chegar para corresponder se o que a gente deseja é se esconder. Não se aproximar para amar se no fundo a gente quer é abandonar.

O amor precisa de clareza. De gestos delicados que demonstrem a verdade do que sentimos e de certezas que evidenciem se é mesmo pra valer.

Ninguém está livre de se apaixonar e não ser correspondido. Porém, muitas vezes, algumas vidas são tocadas com a simples intenção de despertar sentimentos, e não de fazer valer a pena.

O mundo está cheio de gente confusa. Gente que diz que ama mas prefere ficar sozinho. Gente que num dia lhe manda flores e no outro não responde as mensagens no WhatsApp. Gente que tira a sua paz e não dá a mínima pra falta que faz.

Ninguém sabe ao certo o que vai dentro do coração do outro. Mas a gente sabe o que vai dentro do coração da gente. E por mais difícil que seja, é preciso dar clareza. Por mais duro que pareça, é preciso ser certeza.

Não adie seus planos e seja firme para evitar enganos.

Nem sempre é possível evitar que alguém se machuque ou se confunda com a gente. Nem sempre é possível pedir para alguém não se apaixonar porque não pretendemos fazer o mesmo. Porém, é possível não alimentar carências, desejos e esperanças com falsos juramentos. É possível não jogar com os sentimentos verdadeiros de alguém. É possível colocar os “pingos nos is” pra não prolongar o sofrimento. É possível ser presença para evitar reticência.

Não há nada que se compare com um coração em compasso de espera. Um coração que só enxerga pontos de interrogação e não encontra coerência nas peças soltas de sua história. Fica tudo parecendo um enorme quebra cabeça cujas peças não se encaixam, uma história confusa onde não há lógica entre o que foi dito e o que foi realizado. Fica faltando nexo, entende?

Que sejamos claros e cuidadosos. Claros no querer ou não querer, no amar ou não amar,  no ficar ou se afastar. Cuidadosos ao tocar uma vida, cuidadosos ao demonstrar o que sentimos, cuidadosos ao soprar esperança num coração.

E que não nos falte reciprocidade, pois o bom da vida é amar e ser amado, e não brincar de esconde esconde, pega pega ou cabo de guerra. O bom da vida é viver com transparência, e não ter dúvidas diante de um quebra cabeça sem coerência. O bom da vida é encontrar quem tenha certeza a nosso respeito, e não nos obrigue a viver cheios de suposições. O bom da vida é querer e ser querido, sem jogos de adivinhações…

Para adquirir o livro “A Soma de Todos os Afetos”, de Fabíola Simões, clique aqui: “Livro A Soma de todos os Afetos”



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

10 COMENTÁRIOS

  1. É difícil querer um amor nem que seja um pouquinho desse amor, não que seja migalhas, mas ter a sensação de que há um sentimento do outro pelo outro. Um sorriso ou mesmo um riso. Muito bonito texto.

  2. É difícil chegar para o outro e abrir o coração e falar sobre os mais profundos sentimentos. Gostar muito não é amar. Assim como “Eu também” não é o mesmo que “eu te amo”. Precisamos ser honestos com nós mesmos, por que talvez estejamos enganando a nós mesmos! E certamente ao nosso parceiro!

  3. O difícil é ter que tomar as rédeas e partir deixar livre aquela pessoa que nos amamos. Saber que o fim do relacionamento do amor acabou de uma parte .Eu não sei o que é pior você escutar da boca da pessoa que acabou o amor o casamento ou você ter que sair da vida dessa pessoa sem palavras. Só sei que dói.

  4. Queria entender ele, queria entender o que ele quer comigo. Desde o inicio falei com ele que se ele não quisesse nada comigo ele não ficasse atras de mim pq eu tinha medo de acabar gostando dele e o que ele fez? me pediu em namoro com um buque de rosas então imaginei que sim ele me queria mesmo e não iria me fazer sofrer, depois ele com a insegurança dele nos terminamos e ele falou que me amava voltamos pois sim acabei me apaixonando por ele ou melhor acabei amando ele, agora ele terminou por whatsapp não terminou pessoalmente, mas apos isso ficou me mandando mensagens perguntei o que ele queria ele falou que me dar um abraço pois iria embora pra cidade dele e não iria mais voltar, falei com ele que se ele não teve coragem de terminar pessoalmente pq queria me abraçar? ele falou que não terminou comigo por mensagem… não respondi mais ele no outro dia ele foi no local onde trabalho me entregou duas sacolas em uma tinha um perfume e na outra um urso no qual ele passou o perfume dele, simplesmente não entendi mais eu amo muito ele estou sofrendo, pq ele me deu esse urso com o perfume dele? se não me procurou mais, não consigo entender o que ele quer dizer com isso 🙁 estou sem saber entender, alguém poderia me ajudar?

  5. Olá Fabiola, na semana passada tentei adquirir um de seus livros mas nao logrei exito pela falta na livraria. Qd tento comprar via internet diz que esta indisponivel. Gostaria de saber onde posso adquiri-lo.
    Gosto muito de seus textos e ansiosa por adquirir um exemplar seu.
    Thais Paulino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui