O estudioso das culturas orientais Vyacheslav Ruzov, em um de seus artigos se referiu à experiência dos sábios da Índia. Ele refletiu sobre o que é mistério e não se deve divulgar em público.
Um pouquinho de segredo nestes tempos em que quase tudo vai parar nas redes sociais certamente não fará mal.
- O primeiro que não é necessário divulgar são seus planos para o futuro. Evite falar sobre eles até que se realizem. Nenhum de nossos projetos é perfeito, na verdade eles possuem vários pontos fracos por meio dos quais podem ser facilmente destruídos.
- Em segundo lugar, você não deve compartilhar o mistério da sua solidariedade. Um ato bondoso é algo extraordinário neste mundo, e justamente por isso você deve guardá-lo como seu tesouro mais valioso. Não se vanglorie por suas boas ações. Esse tipo de atitude pode levar rapidamente à arrogância, e esta não é a melhor característica que você pode ter. Concorda?
- Em terceiro lugar, não é preciso demonstrar a todo mundo sua austeridade. Não comente por aí sobre suas restrições alimentares, dificuldades no sono, nas relações sexuais, etc. A austeridade física traz benefícios apenas se está em harmonia com seu lado emocional.
- Em quarto lugar, é necessário falar sobre sua coragem e heroísmo. Todos nós enfrentamos diferentes testes a cada dia. Alguns encaram testes externos, enquanto outros, testes internos. As provas externas são visíveis, e por isso as pessoas são recompensadas, mas ninguém se dá conta da superação das provas internas. Por isso ninguém recebe recompensas por elas.
- Em quinto lugar, não vale a pena divulgar seu conhecimento espiritual. Ele é somente seu e não há porque dividí-lo com ninguém. Revele-o a outros apenas se for realmente necessário, não somente para você, mas também para os outros.
- Em sexto lugar, e em especial, o que você não deve compartilhar com outras pessoas são seus conflitos domésticos e vida familiar. Lembre-se: quanto menos você falar dos problemas da sua família, mais forte e estável ela será. As discussões servem para que você se desfaça da energia negativa que acumulou no processo do diálogo. Quanto mais você falar de seus problemas, mais acreditará neles.
- Em sétimo lugar, não vale a pena falar das palavras ruins que você ouviu de alguém durante sua jornada. A pessoa que, ao chegar em casa, conta tudo o que ouviu nas ruas não é diferente de quem chega em casa e não tira os sapatos, trazendo com eles a sujeira das ruas.
Autor: Vlacheslav Ruzov
Lindas mensagens.
No número quatro parece que ficou faltando um não pois do contrario não seria para guardar em segredo. Entendi bem?
Acho que o nº 4 ficou faltando um, não, na frase pois altera o sentido em relação ao que o tema propõe. Só para não ficar mal entendido.
exatamente.exercitando diariamente a maioria desses passos.
Berdad, no número 4 faltou um NÃO, se não acaba o mistério não?
Temos que falar das boas ações sim. Para que o bem apareça, ganhe força e inspire outras pessoas a praticá-lo. Existem mais pessoas boas que más no mundo, porém o bem é silencioso demais e o mal é barulhento.. trazendo medo, insegurança e até desesperança. O bem precisa falar e falar alto
Quanto a lista em geral, guarde em segredo aquilo que é pessoal.. Não divulgue sua vida, especialmente os itens 3, 6 e 7 mas tenha alguém de confiança, como um terapeuta pra falar, desabafar e buscar caminhos para a melhora deles… Segredos demais sufocam.
Feliz 2018!
Abraços
Márcia Aguiar
Psicóloga
Coach
PNL
Mestre Reiki