1. Se não tiver a capacidade de dizer não, o seu sim não significa nada.
2. Não seja egoísta, encha-se de si próprio – e estas são duas coisas diferentes. Não seja como Narciso, não fique obcecado por si próprio – mas um amor natural por si próprio é uma necessidade.
3. Quando amamos, o nosso amor é tão grande que é suficiente estarmos sentados de mãos dadas, sem pronunciarmos uma única palavra.
4. A felicidade é a experiência suprema do seu regresso a casa, do sentir-se tranquilo e em paz com a existência, numa completa unidade e harmonia.
5. Não seja um reformador, não tente dar lições aos outros e não os tente mudar. Se você mudar, é quanto basta como mensagem. Ser autêntico significa permanecer verdadeiro.
6. Ser autêntico significa ser fiel a si próprio. É um fenômeno muitíssimo perigoso; são raras as pessoas que o fazem. Mas sempre que as pessoas o fazem, elas conseguem. Elas conseguem uma beleza tal, uma graça tal, um contentamento tal que não pode ser imaginado.
7. Ser significa apenas abandonar o ego que fazia parte da sua mente, eliminar a separação, muito sutil e delicada, que existia na sua mente e derrubar todas as barreiras que se interpunham entre si e o todo.
8. Uma vez que é incapaz de se amar a si próprio, nunca mais será capaz de amar alguém. Essa é a verdade absoluta, sem quaisquer exceções.
9. As pessoas vivem toda a sua vida a acreditar no que os outros dizem, dependentes dos outros. É por isso que têm tanto medo da opinião dos outros. Se eles pensam que você é mau, torna-se mau. Se o condenam, começa a condenar-se.
10. Só um homem de meditação pode permitir que a intimidade aconteça. Ele não tem nada a esconder. Ele próprio deixou cair tudo aquilo que o fazia ter medo de que alguém descobrisse. Ficou apenas com o silêncio e um coração afetuoso.
11. Devemos ter muita paciência com as crianças, estarmos muito atentos, muito conscientes, para não dizermos nada que possa impedir a sua própria inteligência de aparecer.
12. Toda a gente é vendedor ambulante. E se você dá ouvidos a muitos vendedores, fica doido. Não ouça ninguém, feche simplesmente os olhos e escute a sua voz interior.
13. Se quiser amar alguém, ame-o agora. Ame-o, porque ninguém sabe o que vai acontecer no momento que se segue.
14. Se fizer uma pessoa feliz, por que motivo ela o deixaria? Mas se a fizer infeliz, então por que motivo ela não o deixaria?
15. Não vou dizer que a sua vida deveria ser um livro aberto, não. Alguns capítulos abertos, tudo bem. E alguns capítulos completamente fechados, um mistério total.
16. É um ser único e individual, incomparável, que nunca foi antes, que nunca mais voltará a ser, só você o tem. Celebre-o!
17. As pessoas acham que uma coisa que não pode ser explicada por palavras não existe. Eles julgam que capacidade de exprimir e existência são sinónimos. Mas não é verdade.
18. Só existe um milagre, o milagre da meditação, que afasta o indivíduo da mente. E o coração dá-lhe sempre as boas vindas e está preparado para lhe dar passagem, para o guiar na direção do seu ser. E o ser é a sua plenitude, é o seu supremo bem estar.
19. Tem de se compreender a lógica da mente. Se não a compreende, será uma vítima dela. A mente tem uma lógica perversa, é um círculo vicioso, anda às voltas. Quando lhe dá ouvidos, cada passo conduzilo-á ao círculo.
20. Oitenta por cento da sua vida é orientada pelos olhos. Não deveria ser assim; tem de se restabelecer um equilíbrio. Também deve tocar, porque o tato permite sensações que os olhos não podem veicular.
21. Uma pessoa que se encontra confinada aos limites da mente, do coração e do corpo está presa, metida entre quatro paredes.
22. A mente acha sempre que é mais fácil correr e lutar, porque assim tem alguma coisa para fazer. Se disser à mente: «Não faças nada», isso é a coisa mais difícil.
23. Devem lembrar-se do seguinte: as palavras nunca morrem. Uma vez proferida, uma palavra continua a ressoar como um seixo atirado para um lago. As ondas por ele criadas propagam-se na direção da margem mais afastada. Nesta existência, porém, não há margens, nem orlas, nem fronteiras. Quando dizemos algo, isso permanece para sempre. Continua a ressoar e a ecoar cada vez mais longe.
24. A vida não é ir a um sítio. É apenas sair para um passeio matinal. Escolham a direção para onde todo o vosso ser flui, para onde o vento soprar. Percorram esse caminho até onde ele vos levar sem nunca esperar encontrar alguma coisa.
25. Vocês são o sentido, o significado, e viver é, em si mesmo, uma experiência intrinsecamente completa. A vida não precisa que lhe acrescentemos mais nada. Tudo o que a vida precisa é que a vivamos na sua plenitude. Se a vivermos apenas parcialmente, não sentiremos o arrebatamento de estarmos vivos. É como um qualquer mecanismo que apenas funciona parcialmente…
26. Não é nas coisas grandes, mas nas pequenas, que devemos mostrar o nosso amor.
27. Saber não é uma competência de uma multidão. Eu vejo, vocês veem, mas não há nenhuma forma de ambos podermos ver a partir do mesmo lugar. Vocês não podem ver através dos meus olhos, e eu não posso ver através dos vossos. Nem eu posso estar no vosso espaço, o espaço onde estão, nem vocês podem estar no meu, o espaço onde eu estou.
28. A maior necessidade do homem é sentir que é necessário.
29. Com base na minha experiência pessoal, posso dizer-vos o seguinte: o medo não tem mais do que quinze centímetros de profundidade. Agora cabe a cada um decidir se quer continuar agarrado ao ramo e transformar a sua vida num pesadelo, ou se gostaria de largar o ramo e tomar a vida nas próprias mãos. Não há nada a temer.
30. Pedir mais é simplesmente feio. Devem sentir-se gratos pelo que já receberam. E o mais belo dos fenómenos é que quando nos sentimos agradecidos, a existência começa a oferecer-nos mais e mais coisas. Torna-se um círculo: quanto mais recebemos, maior é a gratidão que sentimos e, quanto maior é a nossa gratidão, mais recebemos… É um processo sem fim, infinito.
*Fonte: Site Refletir para refletir