“A perdi no mar”: Mãe descreve como salvou bebê em naufrágio de iate
Foto: Reprodução/BBC

O que deveria ser uma viagem de lazer pela costa da Sicília, na Itália, se transformou em uma experiência de sobrevivência aterrorizante para a britânica Charlotte Golunski, seu companheiro e sua filha de um ano. Os três estavam a bordo do iate de luxo Bayesian, que afundou na madrugada de 19 de outubro, após uma forte tempestade atingir a região de Palermo, levando ao resgate de 15 pessoas. A tragédia deixou tirou a vida de uma pessoa e deixou seis desaparecidos, incluindo o empresário britânico da área de tecnologia Mike Lynch.

Segund o G1, a embarcação possuia 56 metros de comprimento, a embarcação transportava 22 pessoas ao todo — 10 tripulantes e 12 passageiros — quando a tempestade começou, com ventos intensos e trombas d’água no mar. Segundo Charlotte, a sua família sobreviveu porque estava no convés quando o barco começou a afundar. Ela relatou ao jornal italiano La Repubblica que foi acordada por “trovões, relâmpagos e ondas que faziam nosso barco dançar” e descreveu a cena como “o fim do mundo”.

asomadetodosafetos.com - "A perdi no mar": Mãe descreve como salvou bebê em naufrágio de iate
Foto: Reprodução/BBC

Em meio ao caos, Charlotte passou por momentos de desespero ao tentar salvar sua filha do naufrágio. “Por dois segundos, perdi minha filha no mar, e rapidamente a abracei em meio à fúria das ondas”, contou. “Consegui mantê-la boiando com todas as minhas forças, com meus braços estendidos para cima para evitar que ela se afogasse”. Ela também destacou a escuridão que dificultava qualquer tentativa de orientação e relatou que, mesmo gritando por ajuda, tudo o que ouvia eram os gritos de outras pessoas.

Ao todo, 11 pessoas conseguiram subir em um bote salva-vidas que foi inflado durante o resgate. Charlotte, seu companheiro e a filha foram resgatados sem ferimentos graves e levados ao hospital para exames.

Karsten Borner, capitão de um barco que estava próximo, relatou que sua tripulação ajudou a resgatar sobreviventes no bote salva-vidas, incluindo três pessoas que ficaram gravemente feridas. Ele explicou que a tempestade foi tão intensa que o iate tombou e afundou em “alguns minutos”. “Tudo aconteceu em muito pouco tempo”, afirmou Borner à agência de notícias italiana Rai.

asomadetodosafetos.com - "A perdi no mar": Mãe descreve como salvou bebê em naufrágio de iate
Foto: Reprodução/BBC

Pescadores locais que testemunharam o desastre também relataram o impacto da tempestade. Giuseppe, a bordo de um barco a motor, contou à Reuters que avistou “tapetes e camisetas flutuando no mar”. Já Fabio Cefalù, capitão de uma traineira, relatou que viu clarões de um sinalizador no mar por volta das 4h15. “Esperamos a tromba d’água passar. Depois de 10 minutos, fomos para o mar e vimos almofadas e outros itens do barco [afundado], mas não vimos ninguém”, declarou à agência EVN.

Outro pescador afirmou ter visto o iate afundar com os próprios olhos. “O barco ainda estava flutuando e, de repente, desapareceu. Eu o vi afundar com meus próprios olhos”, disse ele ao Giornale di Sicilia.



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui