Se você já sonhou em possuir uma joia histórica sem gastar um centavo, a Hood Mansion, no Condado de Montgomery, Pensilvânia, pode ser sua chance. Esta magnífica propriedade, construída em 1834, oferece 17 quartos, nove lareiras e é adornada com vigas de carvalho. No entanto, há uma condição surpreendente para quem deseja adquirir essa mansão de graça: o novo proprietário precisará movê-la completamente para outro local.
De acordo com a Casa Vogue, a Sociedade de Preservação do Leste da Pensilvânia (EPPS), liderada por Tyler Schumacher, publicou recentemente um aviso oferecendo a mansão gratuitamente para quem puder movê-la.
A Hood Mansion, também conhecida como Bessie Belle, tem uma história rica e marcante. Construída por John McClellan Hood, um comerciante da Filadélfia e imigrante da Irlanda do Norte, a mansão serviu como casa de verão para sua esposa e seus 13 filhos. Além disso, a propriedade também funcionou como uma parada na Underground Railroad, oferecendo abrigo a pessoas escravizadas fugindo para o norte.
Após permanecer sob a propriedade da família Hood até a década de 1980 e ser ocupada por caseiros até 2008, a residência viu vários planos para a sua preservação fracassarem, incluindo propostas de demolição para dar lugar a um cassino. Agora, vandalizada e pichada, a propriedade enfrenta a ameaça iminente de destruição.
Entretanto, mesmo que a oferta de uma mansão histórica de graça seja atraente, o desafio de mover uma estrutura tão grande é significativo. Jimmy Stavinski, da Wolfe House & Building Movers, estimou que a realocação custaria entre R$ 3 e R$ 5 milhões, sem contar os custos adicionais de construção e obtenção de licenças necessárias.
A postagem na conta do Instagram Cheap Old Houses gerou uma grande onda de interesse online, e Schumacher já recebeu duas propostas sérias. Uma delas considera desmontar e reconstruir a mansão em outra propriedade próxima, enquanto a outra está interessada em mudá-la para Chadds Ford e usá-la como residência pessoal.