Françoise Bettencourt Meyers, herdeira da gigante de cosméticos L’Oréal, se tornou a primeira mulher no mundo a acumular uma fortuna de R$ 527,1 bilhões, segundo a revista Forbes. Apesar de sua conta bancária de 12 dígitos, a francesa de 70 anos prefere um estilo de vida discreto e sem luxos.
Filha de Liliane Bettencourt, Françoise herdou o império da mãe e, com isso, o título de mulher mais rica do planeta. Entretanto, ao contrário do que muitos podem imaginar, ela evita ao máximo os holofotes e eventos sociais, fazendo pouquíssimas aparições públicas.
Desejando se afastar da vida pública, Françoise está preparando seus filhos, Jean-Victor e Nicolas, para assumirem a direção da empresa. “Sei que sou privilegiada”, comentou em uma rara entrevista à revista Le M Magazine. A família Bettencourt está à frente da direção da L’Oréal, que conta ainda com um comitê de 13 executivos.
Segundo o Metrópoles, quando deixar oficialmente seu posto na L’Oréal, Françoise pretende se dedicar a suas paixões pessoais, como o piano. Ela passa horas todos os dias praticando o instrumento. Além da música, Françoise tem um profundo apego pela literatura e já escreveu dois livros: um sobre a genealogia dos deuses gregos e um estudo em cinco volumes sobre a Bíblia.
Optar por um estilo de vida simples se reflete nas escolhas diárias de Françoise. Em vez de uma mansão luxuosa, ela prefere morar em um apartamento. “Como podem ver, não vivo em uma mansão. Não somos colecionadores de quadros”, explicou. A bilionária também revelou que não usa joias. Casada desde 1984, Françoise vive com o marido, Jean-Pierre Meyers, em um edifício de dois andares em Paris.
As viagens são outra paixão de Françoise. Ela prefere destinos menos badalados na Itália e nos Estados Unidos. A comuna francesa de Megève, conhecida por sua tranquilidade, é um dos seus lugares favoritos. Discreta, ela mantém amizades de longa data com figuras como o empresário do setor farmacêutico Jean-Marie Lefebvre e a atriz Ariele Dombasle, além de alguns primos.