Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um cachorro “nadando” no ar após ser resgatado das enchentes no Rio Grande do Sul. Desde o início das chuvas intensas, cerca de 20 mil animais foram salvos, incluindo este cachorro, que continua fazendo movimentos de nado mesmo fora da água.
A voluntária responsável pelo resgate explicou que é comum os animais ficarem traumatizados depois de passarem tanto tempo na água. “Por conta dos animais terem passado bastante tempo na água, é comum que ao serem resgatados, eles fiquem traumatizados, ficando por horas fazendo o movimento”, disse ela.
Todos os animais resgatados no estado estão sendo encaminhados para abrigos, lares temporários ou ONGs. Em uma iniciativa solidária, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) criou um abrigo especial que aceita pessoas resgatadas junto com seus animais de estimação. Até o momento, o abrigo da PUC-RS acolheu 17 gatos, 43 cachorros e 2 porquinhos da Índia.
O governo do estado também tem oferecido suporte essencial para os animais afetados pelas enchentes. Foram disponibilizados ração, chips, caixas de transporte e insumos para o atendimento veterinário. Além disso, equipes estão providenciando suporte logístico para facilitar os resgates nas áreas mais afetadas.