O sonho de Ana Maria Cabral sempre foi fazer faculdade de Pedagogia. Desde 1985, Ana idealiza seu sonho. Mas, durante sua jornada, ela se deparou com outra oportunidade de se tornar Técnica de Enfermagem, o ela assim fez.
Mas tudo mudou no ano de 2021, Ana Maria seguiu os passos e incentivos de seu único filho, Heide, com formação superior, e encarou o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2021), o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
A lista de divulgação dos aprovados saiu nessa quinta-feira (05) e Ana Maria Cabral, aos seus 60 anos, não deixou de estar entre eles.
“Eu tenho 60 anos. Tenho três filhos, vivo uma união estável há 13 anos. No ano passado, meu filho fez a inscrição para o vestibular da UEMA. Minha rotina de estudo sempre foi pegando livro em casa, respondendo textos, lendo obras. Mas fazia quando conseguia, às vezes faltava tempo. Já aconteceu de eu estudar e acabar dormindo em cima do livro”, conta Ana Maria.
Ela adaptou sua rotina de estudos à sua vida cotidiana e dividia a atenção entre os livros e os plantões de enfermagem, as atribuições como mãe, avó, esposa e dona de casa.
“O curso de Pedagogia sempre foi um curso que eu desejei fazer, porque desde muito cedo eu gosto de ensinar. Isso fez com que eu optasse pelo curso e tive a sorte de receber muito incentivo da minha família. Eu não desisti do meu sonho. No dia da prova, eu cheguei em cima da hora. Errei a sala, cheguei uns três minutos antes da prova começar. Mas não achava que eu tivesse ido bem, mas quando meu filho me falou [do resultado], pareceu a melhor notícia do mundo”, disse a futura pedagoga.
Seu nome na lista de aprovados fez Ana Maria entrar em êxtase. Sua felicidade já reflete nos planos dela como universitária. “Foi maravilhoso, eu não sabia se eu chorava, gritava, pulava, foi muito bom. É impressionante como a vida da gente muda de um dia para o outro. Minhas expectativas são as melhores possíveis, eu quero me esforçar pra ser uma das melhores alunas da turma”, disse.
Sabendo que existem muitas pessoas que desistem de seus sonhos, ou desistem dos estudos por conta da idade, Ana Maria diz que o segredo é ter força para resistir, persistir e correr atrás.
“O conselho que eu quero dar para quem ainda não fez faculdade porque acha que já passou o tempo, ou porque não tem apoio de ninguém, eu falo para buscar apoio em Jesus, porque Ele pode tudo. Busque apoio em quem lhe dá incentivo. Mesmo se parecer impossível, continue, insista. Se eu não tivesse passado dessa vez, mesmo com 60 anos, eu iria tentar. Se fosse pra eu passar com 70 anos, eu ia passar, mas não ia desistir”, finaliza.
Com informações de G1