Estas palavras de Osho irão ajudá-lo a entender a importância do estado de solidão, o que lhe permite a plenitude e o prepara para amar verdadeiramente.
“A capacidade de estar sozinho é a capacidade de amar. Pode parecer paradoxal para você, mas não é. É uma verdade existencial; somente aquelas pessoas que são capazes de estar sozinhas são capazes de amar, compartilhar, alcançar as profundezas da outra pessoa; sem possuir a outra pessoa, sem depender dela, sem reduzi-la a coisa alguma e sem se viciar nela. Eles permitem que a outra pessoa tenha liberdade total, porque eles sabem que, se saírem, continuarão sendo tão felizes quanto estão agora. A outra pessoa não pode arrebatar sua felicidade, porque não é quem deu a eles.
Então, por que você quer ficar junto?
Não é mais uma necessidade; É um luxo. Tente entender isso. As pessoas autênticas se amam porque é um luxo, não uma necessidade. Eles gostam de compartilhar; Eles têm muita alegria, eles gostariam de derramar em outra pessoa. E eles sabem interpretar suas vidas como solistas.
O flautista solista sabe curtir sua flauta sozinho. E se por acaso você encontrar um guitarrista, um solista de cordas, você vai gostar de tocar junto e criar uma harmonia entre flauta e corda. Ambos vão gostar: ambos vão derramar sua riqueza na outra pessoa “.
Osho
Via Rincón del Tibet
Conviver consigo mesmo, numa boa, eis a questão. Aqueles que não suportam viver sozinhos e se angustiam com isso, ainda não se encontraram e vão continuar procurando nos outros, o que não encontraram em si mesmos. Companhias são importantes mas não imprescindíveis para quem entendeu que estar só pode significar estar presente e mais perto de tudo aquilo que realmente é e SABE.