Você sabia que as cores que usamos podem refletir, e até influenciar, nosso estado emocional? Segundo o ND+, especialistas em psicologia da cor sugerem que tonalidades escuras, como preto, cinza e marrom, são frequentemente associadas a pessoas mais introspectivas, apáticas ou até mesmo mal-humoradas.
De acordo com a autora Eva Heller, no livro Psicologia da Cor, o preto, por exemplo, carrega significados de tristeza, melancolia e luto. Já o cinza é frequentemente ligado a uma apatia emocional, enquanto o marrom pode evocar sentimentos de tédio ou rigidez.
Pesquisas da Universidade de Granada confirmam essa percepção, apontando que ambientes ou roupas dominados por cores escuras e frias podem reduzir a energia e intensificar sensações de desânimo. Por outro lado, tons claros e vibrantes tendem a estimular emoções mais positivas, como alegria e vitalidade.
Um estudo da Universidade Nacional de La Plata, na Argentina, também destaca que a relação entre cores e emoções é culturalmente influenciada, mas há padrões universais. Tons escuros, por exemplo, frequentemente simbolizam gravidade ou introspecção, enquanto as cores mais vivas sugerem dinamismo e otimismo.
Embora nem sempre escolher um look em preto ou cinza signifique mau humor, compreender como as cores impactam o psicológico pode nos ajudar a explorar novas possibilidades no guarda-roupa – tanto para expressar quanto para moldar o nosso humor.
Que tal apostar em um toque de cor no próximo visual? Pode ser o detalhe que transforma não só o seu dia, mas também o das pessoas ao seu redor.
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…
Saiba mais sobre as canções que marcaram gerações
Se você está em busca de um filme capaz de deixar o coração acelerado, “Bata…