Atualidades

Garoto baiano que aprendeu a ler e escrever com 1 ano agora domina inglês, russo e coreano aos 2

O pequeno Daniel Mascarenhas da Silva, natural de Feira de Santana, na Bahia, tem chamado a atenção por suas habilidades extraordinárias. Com apenas 2 anos de idade, ele já consegue ler e escrever em português sozinho, além de estar aprendendo outros três idiomas: inglês, russo e coreano. A mãe de Daniel, Gabriela Mota, é esteticista e conta que o filho sempre demonstrou grande interesse por letras e números desde muito cedo.

Como tudo começou?

Daniel tinha apenas 1 ano e já reconhecia o alfabeto em português. Pouco depois, aos 2 anos, ele começou a ler frases completas. Agora, com 2 anos e 10 meses, o garoto já identifica letras, números e cores em inglês, russo e coreano. Gabriela relembra como o processo foi surpreendente para toda a família. “Sempre foi uma criança muito ativa, mas a partir de 1 ano e 5 meses, a gente começou a perceber que ele tinha interesse por letras e números, já identificando o alfabeto“, afirmou a mãe, em entrevista ao g1.

Foto: Arquivo Pessoal/G1

Os pais de Daniel perceberam que ele falava muito pouco, o que os preocupou inicialmente. No entanto, ele compreendia tudo perfeitamente e conseguia responder corretamente quando pediam para identificar letras do alfabeto. “Um dia eu estava o arrumando para ir para escola e ele leu o enunciado da reportagem que passava na TV. A gente sabia que ele estava lendo umas palavrinhas, algumas sílabas, mas a partir daí, a gente foi identificando que não era só leitura. Ele também estava escrevendo”, explicou Gabriela.

As brincadeiras de Daniel

Segundo a Revista Pais e Filhos, assim como outras crianças da sua idade, Daniel gosta de brincar com lápis e giz de cera, mas suas brincadeiras vão além. Ele usa as paredes da casa como um grande quadro para “brincar de escrever”. Gabriela conta que, assim como o filho, também aprendeu a ler e escrever antes de ir à escola, mas o ritmo de aprendizado de Daniel é impressionante.

Foto: Arquivo Pessoal/G1

A mãe acredita que os vídeos educativos na internet desempenharam um papel importante no desenvolvimento das habilidades do garoto. “A gente não deixa ele ficar horas a fio, mas quando estou em casa, eu coloco telas. E se você colocar um desenho animado, um Bob Esponja, ele não quer, só quer desenho de letra, educativo”, relatou Gabriela.

Apesar da alegria com o progresso de Daniel, os pais também se preocuparam com seu atraso na fala e buscaram ajuda médica e psicológica para entender a situação. A hipótese de autismo foi descartada, e, após começar a frequentar a creche-escola, o desenvolvimento da fala de Daniel melhorou significativamente. Agora, os pais buscam maneiras de incentivar o filho a continuar explorando seu potencial nos estudos.

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Saiba quais são as 3 frases mais usadas por pessoas egoístas

O egoísmo, presente em maior ou menor grau em todas as pessoas, pode se revelar…

14 horas ago

A comédia romântica da Netflix que vai te fazer esquecer os problemas por 133 minutos

Para quem busca uma pausa da rotina e uma pitada de autodescoberta, “Comer, Rezar, Amar”…

14 horas ago

Surpreenda seus convidados: café da tarde com receitas diferentes e deliciosas

Saia da rotina e surpreenda seus convidados com um lanchinho diferente e muito saboroso

20 horas ago

Molhos diferentes para inovar na macarronada de domingo

Aproveite as dicas para surpreender a família no fim de semana

2 dias ago

A previsão do fim do mundo de Stephen Hawking pode estar chegando mais cedo do que imaginamos

Stephen Hawking, uma das mentes mais influentes da ciência contemporânea, deixou um alerta preocupante sobre…

3 dias ago

Essa minissérie romântica da Netflix tem tudo para te agradar desde o primeiro minuto

Prepare-se para se apaixonar por Mr. Planktom, a nova série de comédia romântica da Netflix…

3 dias ago