Atualidades

Harvard aponta 2 alimentos que aumentam risco de infarto e AVC

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, identificaram dois tipos de alimentos ultraprocessados que podem aumentar significativamente o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O estudo, publicado recentemente na revista The Lancet, revelou que evitar esses alimentos pode preservar a saúde cardiovascular.

Os cientistas da Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard acompanharam os hábitos alimentares de cerca de 200 mil pessoas para analisar o impacto de alimentos ultraprocessados na saúde do coração. Os dados foram coletados de três grandes estudos: The NHS Nurses’ Health Study e outros dois que monitoraram enfermeiras e homens adultos ao longo de várias décadas.

Foto: Freepik

A análise considerou o consumo de 10 categorias de alimentos, incluindo pães, cereais, sobremesas embaladas, salgadinhos, bebidas açucaradas, carnes processadas, pratos prontos e iogurtes, entre outros.

No geral, bebidas adoçadas e carnes processadas, como bacon, salsichas e cachorros-quentes, foram associadas a um aumento do risco de infarto e AVC. “O sal presente nessas carnes aumenta a pressão arterial, enquanto a gordura saturada eleva os níveis de colesterol”, explicaram os pesquisadores.

Riscos diferentes para diferentes alimentos ultraprocessados

Apesar da má reputação dos alimentos ultraprocessados, o estudo mostrou que nem todos têm o mesmo impacto na saúde. Salgadinhos, cereais matinais e iogurtes à base de laticínios foram associados a um menor risco de doenças cardíacas. Especialmente os iogurtes com bactérias probióticas ou ácidos graxos específicos podem até reduzir o risco cardiovascular. “Reduzir a quantidade de sódio, gorduras saturadas, açúcares adicionados e aditivos não essenciais para a saúde humana, substituindo-os por ingredientes como cereais integrais e alguns tipos de lanches, pode aumentar o valor nutricional da dieta”, recomendam os autores.

Foto: Freepik

Como identificar os ultraprocessados?

Os alimentos ultraprocessados são aqueles prontos para o consumo imediato, como salgadinhos de pacote, refrigerantes, macarrão instantâneo e biscoitos recheados. Ao contrário dos alimentos processados, que podem ser consumidos ocasionalmente, os ultraprocessados contêm ingredientes nocivos à saúde, como conservantes, corantes e adoçantes artificiais. Para identificá-los, os especialistas recomendam verificar os rótulos: “A presença de ingredientes com nomes desconhecidos, como açúcar invertido, maltodextrina, frutose, xarope de milho, aromatizantes e emulsificantes, é o principal indicador de que se trata de um ultraprocessado”.

Recomendações para uma dieta mais saudável

O estudo enfatiza a importância de priorizar alimentos menos processados na dieta. Incorporar pães e cereais integrais e evitar carnes processadas e bebidas adoçadas são passos simples para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

As 3 frases que a pessoa mais feliz do mundo usa todos os dias

Meik Wiking, autor de best-sellers e especialista em bem-estar, é conhecido por ser a pessoa…

2 horas ago

Você tem motefobia? O que é, sintomas, causas e tratamento

A motefobia, ou medo de borboletas, é uma fobia pouco comum, mas que pode causar…

2 horas ago

6 minisséries de suspense para maratonar em um dia

As minisséries de suspense estão se consolidando como uma das melhores opções para quem busca…

1 dia ago

Frente fria traz chuva preta e céu ‘apocalíptico’ ao Brasil

Uma frente fria que avança pelo sul do Brasil está causando um fenômeno raro e…

1 dia ago

“Divórcio grisalho”: Por que casais se divorciam após muitos anos de casamento?

O fenômeno dos chamados “divórcios grisalhos” – quando casais de 50 anos ou mais decidem…

2 dias ago

Homem adota bebê com síndrome de Down rejeitada por 20 famílias

Depois de ser rejeitada por 20 famílias, a pequena Alba, que nasceu com síndrome de…

2 dias ago