Atualidades

Tatuagens de anéis olímpicos podem banir atletas paralímpicos dos jogos de Paris

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que começam em 28 de agosto, prometem ser uma celebração de força, perseverança e superação. No entanto, alguns atletas podem enfrentar um desafio inusitado que nada tem a ver com sua performance esportiva, mas sim com uma regra peculiar sobre tatuagens.

Muitos atletas escolhem marcar suas conquistas com tatuagens, e os anéis olímpicos são um símbolo icônico para aqueles que competiram nas Olimpíadas. Contudo, para os atletas paralímpicos, essa celebração pode se tornar um problema sério.

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) impõe uma regra rígida contra a chamada “publicidade corporal”. Essa norma se aplica também às tatuagens dos anéis olímpicos, mesmo que o IPC seja uma organização distinta do Comitê Olímpico Internacional (COI). A regra, aplicada sem exceção, proíbe qualquer forma de publicidade corporal, incluindo a exibição dos anéis olímpicos.

Foto: Reprodução

Josef Craig, nadador britânico com paralisia cerebral, sentiu na pele as consequências dessa norma. Durante o Campeonato Europeu de Natação do IPC em Portugal, em 2016, Craig venceu a bateria dos 100m estilo livre na classe S8. Porém, sua vitória foi rapidamente anulada pelos oficiais, que o desclassificaram devido à tatuagem dos anéis olímpicos visível em seu peito.

Um porta-voz do IPC explicou: “Publicidade corporal não é permitida de forma alguma e isso inclui os anéis olímpicos. O atleta não usou uma cobertura e, portanto, foi desclassificado. Todas as equipes são informadas sobre a política de publicidade em uma reunião técnica antes da competição. Não foi como se eles não tivessem sido lembrados sobre as regras.”

Foto: Reprodução

Desde então, atletas têm se mostrado criativos para evitar punições. Para os Jogos Paralímpicos de 2016 no Rio, Josef Craig encontrou uma solução engenhosa: em vez de simplesmente cobrir sua tatuagem, ele pintou sobre os anéis olímpicos com a imagem da bandeira do Reino Unido. Dessa forma, ele pôde demonstrar seu orgulho nacional enquanto obedecia às regulamentações.

Apesar das críticas, a regra continua em vigor e deve ser aplicada nos próximos Jogos Paralímpicos de Paris. Com 549 eventos de medalhas programados, há uma preocupação crescente de que vários atletas possam ser afetados por essa norma.

 

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Essa é uma das melhores apostas da Netflix para quem gosta de dramas biográficos

Se você está procurando uma minissérie curta e envolvente para maratonar, Batalha Bilionária: O Caso…

2 horas ago

Selton Mello é cotado para o Oscar por “Ainda Estou Aqui” e comemora

O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, tem conquistado destaque nos festivais internacionais…

3 horas ago

O que acontece com o corpo ao parar de consumir açúcar?

Nos últimos anos, o açúcar tem sido rotineiramente apontado como um dos grandes vilões da…

1 dia ago

Esse filme da Netflix reaviva a fé em milagres através de emoções e beleza

Filmes que despertam reflexões morais sempre encontram um público ávido, e Milagre Azul (2021), dirigido…

1 dia ago

Casal de atores com 48 anos de diferença levanta debate sobre o amor e a idade

A atriz portuguesa Rosa Bela tem sido o centro de polêmicas desde o início de…

2 dias ago

Vídeo mostra Jon Bon Jovi ajudando a salvar mulher em beirada de ponte

Na noite de terça-feira (10/9), o cantor Jon Bon Jovi, 62, foi elogiado pelo Departamento…

2 dias ago