Julia Soares, de apenas 18 anos, está despontando como uma das grandes promessas da ginástica artística do Brasil. Recentemente, a jovem atleta conquistou a medalha de bronze e se prepara para disputar mais uma medalha na final da trave em Paris, na próxima segunda-feira (5). Mas o caminho até o sucesso foi repleto de desafios e superações, que refletem a determinação de Julia e o apoio incondicional de sua família.
Em entrevista à Folha de São Paulo, o pai de Julia, Jackson Soares, relembrou o início humilde da carreira da filha, marcada por dificuldades financeiras e muita luta. Para conseguir arcar com os custos dos treinos e competições, a família precisou recorrer a várias estratégias. “Se Deus fez essa promessa para a vida dela, Ele vai fazer acontecer. Vamos colocar uma postagem no Facebook, contando toda a história, para quem quiser poder nos ajudar”, disse Jackson, relatando a campanha que fizeram para arrecadar fundos para enviar Julia ao Campeonato Sul-Americano de Ginástica, na Bolívia, quando ela ainda estava na categoria pré-infantil.
Durante a pandemia, Julia treinava em casa com uma trave improvisada, e a família chegou a vender bombons, realizar rifas e contar com a solidariedade dos colegas de trabalho de Jackson para custear as viagens e participações da filha nos campeonatos. “Aí, graças a Deus, acabou bombom, rifa, bazar, acabou pedir dinheiro”, contou ele, aliviado, ao lembrar do momento em que Julia conseguiu entrar para a Seleção Brasileira de Ginástica, em 2018, e passou a receber uma bolsa no valor de um salário mínimo.
A fé e a confiança no potencial de Julia foram elementos cruciais nessa trajetória. Jackson revelou que a filha carrega consigo uma promessa divina. “O pastor pegou nas mãozinhas da Julia, calejadinhas, e falou: ‘Você vai ser o orgulho da nação'”, disse o pai, emocionado.
Hoje, Julia Soares é vista como uma das grandes esperanças do Brasil no cenário internacional da ginástica artística. Sua história de perseverança e superação não só inspira jovens atletas em todo o país, mas também enche de orgulho aqueles que acreditaram em seu talento desde o início.
Nesta segunda-feira (4), o Brasil se despede de Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos…
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, faleceu na madrugada…
A perda de Filó, uma cadela da raça bulldog francês de cerca de dois anos,…
No competitivo mercado de trabalho, a preparação para entrevistas de emprego costuma envolver currículos impecáveis…
Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…
O cinema consegue traduzir sentimentos e vivências que, muitas vezes, vão além das palavras. No…