A nutricionista e psiquiatra de Harvard, Uma Naidoo, compartilhou uma lista de cinco frutas e verduras que, segundo ela, podem melhorar a saúde e aumentar a longevidade. Embora “não exista receita mágica para uma vida mais longa”, Naidoo acredita que a inclusão diária desses alimentos na dieta pode ser benéfica.
O espinafre é uma excelente fonte de vitaminas A, C e K, além de ácido fólico, ferro, cálcio e antioxidantes como luteína e zeaxantina. Leticia Gasparetto, nutricionista, destaca que o espinafre “ajuda a combater o estresse oxidativo e a inflamação, melhorando a saúde cardiovascular e fortalecendo o sistema imunológico”. Thaiz Brito, também nutricionista e colunista do Metrópoles, acrescenta que o vegetal “é aliado da saúde óssea e da digestão”.
Morango, mirtilo e framboesa são exemplos de frutas vermelhas, conhecidas por serem ricas em antioxidantes e vitaminas. Gasparetto explica que “elas ajudam a proteger o corpo contra danos celulares” e têm “benefícios anti-inflamatórios e melhoram a saúde cerebral, contribuindo para uma vida mais longa e saudável”. Além disso, as frutas vermelhas possuem um baixo índice glicêmico, auxiliando no controle da glicemia e oferecendo boa quantidade de fibras, que “ajudam a manter a saciedade prolongada”, conforme Thaiz.
A cenoura é uma das melhores fontes de beta-caroteno, nutriente convertido em vitamina A, essencial para a saúde ocular, pele e sistema imunológico. Leticia e Thaiz concordam que o vegetal é rico em fibras, auxiliando na digestão e na redução do risco de doenças crônicas.
O pepino, listado por Uma Naidoo, é um alimento de baixas calorias e contém nutrientes como vitamina K, potássio e antioxidantes. Gasparetto afirma que “seu consumo ajuda a manter a hidratação e promover uma pele saudável”. Thaiz acrescenta que a boa quantidade de fibras no pepino promove saciedade e contribui para a saúde digestiva.
Por fim, o rabanete é rico em vitamina C e B6, potássio e outros antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo. Segundo Gasparetto e Thaiz, o rabanete possui propriedades anti-inflamatórias e pode melhorar a digestão, promovendo uma saúde geral e potencialmente aumentando a longevidade.
Incorporar essas frutas e vegetais na alimentação diária pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a saúde e prolongar a vida. Embora não haja uma “receita mágica”, os benefícios nutricionais desses alimentos são inegáveis, proporcionando uma base sólida para uma vida mais saudável e longa.
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…