Atualidades

Saiba as 5 frutas e verduras que ajudam a viver mais segundo Harvard

A nutricionista e psiquiatra de Harvard, Uma Naidoo, compartilhou uma lista de cinco frutas e verduras que, segundo ela, podem melhorar a saúde e aumentar a longevidade. Embora “não exista receita mágica para uma vida mais longa”, Naidoo acredita que a inclusão diária desses alimentos na dieta pode ser benéfica.

Espinafre

O espinafre é uma excelente fonte de vitaminas A, C e K, além de ácido fólico, ferro, cálcio e antioxidantes como luteína e zeaxantina. Leticia Gasparetto, nutricionista, destaca que o espinafre “ajuda a combater o estresse oxidativo e a inflamação, melhorando a saúde cardiovascular e fortalecendo o sistema imunológico”. Thaiz Brito, também nutricionista e colunista do Metrópoles, acrescenta que o vegetal “é aliado da saúde óssea e da digestão”.

Foto: Freepik

Frutas Vermelhas

Morango, mirtilo e framboesa são exemplos de frutas vermelhas, conhecidas por serem ricas em antioxidantes e vitaminas. Gasparetto explica que “elas ajudam a proteger o corpo contra danos celulares” e têm “benefícios anti-inflamatórios e melhoram a saúde cerebral, contribuindo para uma vida mais longa e saudável”. Além disso, as frutas vermelhas possuem um baixo índice glicêmico, auxiliando no controle da glicemia e oferecendo boa quantidade de fibras, que “ajudam a manter a saciedade prolongada”, conforme Thaiz.

Foto: Freepik

Cenoura

A cenoura é uma das melhores fontes de beta-caroteno, nutriente convertido em vitamina A, essencial para a saúde ocular, pele e sistema imunológico. Leticia e Thaiz concordam que o vegetal é rico em fibras, auxiliando na digestão e na redução do risco de doenças crônicas.

Foto: Freepik

Pepino

O pepino, listado por Uma Naidoo, é um alimento de baixas calorias e contém nutrientes como vitamina K, potássio e antioxidantes. Gasparetto afirma que “seu consumo ajuda a manter a hidratação e promover uma pele saudável”. Thaiz acrescenta que a boa quantidade de fibras no pepino promove saciedade e contribui para a saúde digestiva.

Foto: Freepik

Rabanete

Por fim, o rabanete é rico em vitamina C e B6, potássio e outros antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo. Segundo Gasparetto e Thaiz, o rabanete possui propriedades anti-inflamatórias e pode melhorar a digestão, promovendo uma saúde geral e potencialmente aumentando a longevidade.

Foto: Freepik

Incorporar essas frutas e vegetais na alimentação diária pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a saúde e prolongar a vida. Embora não haja uma “receita mágica”, os benefícios nutricionais desses alimentos são inegáveis, proporcionando uma base sólida para uma vida mais saudável e longa.

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Como Gerenciar as Emoções em Momentos de Muito Estresse no Trabalho

O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…

1 dia ago

Sobrevivendo ao abuso: como o EMDR transformou sua vida

"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."

3 semanas ago

A arte do day trading: quando cada segundo conta

O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…

3 semanas ago

EMDR: a abordagem psicoterápica adotada por famosos e que pode mudar a sua vida

Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…

4 semanas ago

Um dos romances mais amados de todos os tempos acaba de chegar à Netflix

Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…

4 semanas ago